A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) premiou, nesta sexta-feira (9), durante a Expotec 2024, os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores indices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB). Os municípios que obtiveram os melhores indicadores receberam do presidente da Casa, Adriano Galdino, a Comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável.
João Pessoa, Solanea, Olivedos, Pedra Lavrada, Gurjão, São José dó Sabugi, Pedra Branca, Belém do Brejo do Cruz, São João do Rio do Peixe, Vieiropólis, Manaíra, Pedras de Fogo, Aparecida e Mamanguape estão entre os municípios premiados.
Durante a solenidade, o presidente Adriano Galdino ressaltou que a iniciativa da ALPB, em parceria com diversas instituições, visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “A Comenda e o Selo Município Sustentável é uma medida inovadora e tem como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores”, explicou.
Assembleia Cidadã
Adriano Galdino também destacou que a Assembleia da Paraíba recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou o Legislativo paraibano pioneiro entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano, que estava presente na solenidade de premiação, e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros. A Plataforma ODS-PB é resultado de um esforço conjunto interinstitucional, envolvendo a Assembleia Legislativa da Paraíba, a Universidade Federal da Paraíba, e o Governo do Estado, que objetiva monitorar de forma sistemática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas.
Agência de Notícias – ALPB