Grupos de defesa de gays, lésbicas e bissexuais divulgaram uma “declaração de independência” rompendo com o ativismo trans por considerar que ele tomou o espaço das pautas LGB. A iniciativa lançada no começo deste mês reúne representantes de 18 países, entre eles Austrália, Canadá, Taiwan e Estados Unidos.
A coalizão, chamada LGB International, afirmou que antigas entidades do movimento LGBTQIA+ abandonaram a defesa de homossexuais e bissexuais para priorizar questões de identidade de gênero. O presidente Frederick Schminke disse ao jornal The Telegraph que essa mudança ameaça conquistas históricas e impede vozes críticas.
O grupo ressaltou que a homossexualidade ainda é considerada crime em 64 países e criticou situações em que homens heterossexuais se declaram lésbicas ou mulheres heterossexuais se apresentam como gays, exigindo acesso a espaços exclusivos.
A fundadora da LGB Alliance, Bev Jackson, apoiou a decisão e acusou as antigas entidades de desviar a luta LGB. Já organizações como a ILGA-Europe e a Beaumont Society reagiram em defesa da união, afirmando que a divisão enfraquece os avanços já alcançados. Com informações do The Dallas Express.
Fonte: Pleno News
Foto: Unsplash