Braço armado do grupo terrorista Hamas, as Brigadas Al-Qassam anunciaram nesta segunda-feira (13) a libertação de 20 reféns em poder do grupo, como parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
– As Brigadas Al-Qassam e a resistência na Faixa de Gaza libertam 20 prisioneiros detidos pela resistência, como parte das medidas para implementar a primeira fase do plano de Trump para deter a guerra na Faixa de Gaza – informaram.
A organização ressaltou que esta medida reafirma seu compromisso com o cumprimento do acordo. Os sete primeiros reféns com vida libertados pelo Hamas entraram em território israelense por volta das 3h30 da madrugada pelo horário de Brasília (9h30 pelo horário local).
– Os reféns que retornam, Eitan Mor, Alon Ohel, Ziv Berman, Gali Berman, Guy Gilboa Dalal, Omri Miran e Matan Angrest, acompanhados por forças das Forças de Defesa de Israel (FDI), cruzaram a fronteira para o Estado de Israel há pouco – dizia uma mensagem publicada pelas FDI.
As FDI levaram os reféns para a base de Reim, localizada junto à fronteira com Gaza, onde eles passaram por uma avaliação de saúde e puderam se reunir com suas famílias. De lá, o grupo seguiu para hospitais designados para atendê-los, localizados nos arredores de Tel Aviv.
Já o segundo grupo, composto pelos últimos 13 reféns com vida, entrou em Israel cerca de três horas depois dos primeiros sete reféns. Os últimos libertados são: Nimrod Cohen, capturado em um tanque perto da fronteira com Gaza; Rom Braslavski e Bar Kupershtein, sequestrados enquanto trabalhavam no festival de música Nova; e Evyatar David, Maxim Herkin, Elkana Bohbot, Segev Kalfon e Yosef Haim Ohana, também capturados neste festival.
Também retornaram Matan Zangauker, raptado em sua casa em Nir Oz junto com sua companheira; os irmãos argentinos Ariel e David Cunio, o primeiro capturado com sua namorada no kibutz Nir Oz e o segundo em sua casa com sua esposa e suas filhas gêmeas; Avinatan Or, cuja namorada foi capturada e depois resgatada em junho de 2024; e Eitan Horn, argentino sequestrado enquanto visitava seu irmão mais velho.



