A convite da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), lideranças comunitárias de João Pessoa e Cabedelo participaram, nessa sexta-feira (14), de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gramame, na Grande João Pessoa. A iniciativa faz parte do projeto Água na Medida: Controle e Eficiência, que está modernizando o sistema de abastecimento em 13 bairros da capital e em todo o município de Cabedelo com a implantação de novas redes e a instalação de válvulas e sensores de inteligência artificial que permitem controlar, de forma remota, a pressão e vazão de água no sistema, prevenindo danos e reduzindo as perdas causadas por vazamentos. Os participantes integram as Comissões de Acompanhamento de Obras eleitas nas audiências públicas realizadas pela Cagepa no âmbito do projeto em ambos os municípios.
Com capacidade de tratamento de mais de 3 mil litros de água por segundo, a ETA de Gramame abastece 75% dos bairros de João Pessoa, todo o município de Cabedelo, Conde e parte de Bayeux e Santa Rita. Durante a visita, além de conhecer as instalações da unidade, os participantes puderam tirar dúvidas e conhecer as etapas do processo de tratamento da água que chega até suas casas.
“Para nós, é sempre muito bom receber visitantes e, especialmente, grupos como este, de lideranças comunitárias e representantes de moradores. Porque é uma oportunidade das pessoas terem um melhor entendimento sobre o tamanho e a responsabilidade do nosso trabalho, transformando-se em agentes multiplicadores de informação qualificada, capazes de difundir conhecimentos sobre o uso consciente da água, eficiência operacional e a importância da manutenção do sistema da Cagepa”, pontuou o químico e subgerente de Tratamento e Controle de Qualidade da Gerência Regional da Cagepa no Litoral, Guilherme Brandão.
Ao longo da manhã, foram abordados temas como o controle de qualidade da água realizado pela Cagepa nos mananciais, na estação de tratamento e nas redes de distribuição de água. Os visitantes também puderam acompanhar os processos de floculação, decantação, filtração e desinfecção pelos quais a água passa até chegar às torneiras da população.
Diretor da Escola Municipal Vereador Pedro Américo da Silva, em Cabedelo, João Condado classificou a iniciativa como “de suma importância” e disse que vai replicar as informações recebidas para as crianças e famílias atendidas pela escola. “Hoje nós vimos o quanto a água que a gente toma é bem tratada. Eu, por exemplo, vou mostrar em sala de aula a importância desse serviço e posso atestar que nós podemos tomar sem nenhum problema a água que recebemos em casa”, afirmou.
Na mesma linha, o representante do bairro São José, em João Pessoa, Geraldo Trajano, chamou atenção para o compromisso da Cagepa com a população, por meio do diálogo promovido pelo projeto Água na Medida. “Foi muito importante ter vindo aqui hoje. Eu vou postar nas minhas redes sociais para o pessoal da comunidade entender mais sobre o tratamento da água e sobre esse projeto que vai levar a água na medida certa para todas as comunidades de João Pessoa e as áreas vizinhas”, garantiu.
Secom-PB



