A Secretaria de Habitação de João Pessoa vai participar da campanha do ‘Outubro Rosa’ para alertar a sociedade para a prevenção do câncer de mama, uma doença que representa 25% dos casos de câncer detectados em mulheres em todo o Brasil. Em João Pessoa, a campanha foi abraçada pela Semhab numa parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai levar essa discussão para quatro residenciais.

A primeira palestra vai acontecer nesta quinta-feira (10), em Colinas de Gramame, na região de Colinas do Sul. A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, disse que as equipes da Semhab juntamente com técnicos da Secretaria de Saúde, vão levar médicos e psicólogos para conversar com as mulheres sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce, lembrando que, segundo o Ministério da Saúde, 95% dos casos detectados na fase inicial têm cura.

- Publicidade -

Ela revelou que além de repassar informações que são importantes para as mulheres, ainda vai ser montado um serviço de atendimento para o encaminhamento das mulheres que desejarem fazer um exame mais detalhado ou uma mamografia. “Nos debates vão ser analisados temas ligados ao câncer de mama e a prevenção, mas também vai se falar sobre planejamento reprodutivo, acompanhamento e pré-natal para as gestantes, violência contra as mulheres, doenças sexualmente transmissíveis e até estética como manicure e técnicas para pintura de unhas e auriculoterapia e testes rápidos”, revelou Socorro Gadelha.

O secretário adjunto de Habitação, André Coelho, disse que a Semhab tem convivido com os moradores dos residenciais levando informações, qualificando e orientando sobre temas importantes como é o ‘Outubro Rosa’.  Ele revelou que a campanha começa pelo Residencial Colinas de Gramame, mas no dia 17, o debate vai ser no Residencial Nice Oliveira. No dia 24,  a programação vai ser no Novo São José e o encerramento vai ser no residencial Vista Alegre dia 30 de outubro.

“Nós já participamos da campanha ‘Setembro Amarelo’ de combate ao suicídio, e agora estamos engajados no ‘Outubro Rosa’ na prevenção ao câncer de mana e também vamos participar do ‘Novembro Azul’ para chamar a atenção dos homens para o câncer de próstata. Vamos fechar o ano participando da campanha ‘Dezembro Vermelho’, cujo alerta é contra as Doenças Sexualmente transmissíveis – DST’s”, adiantou.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui