O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), preparou aulas temáticas para celebrar o ‘Dia do Halloween’, que é comemorado nesta terça-feira (31). As atividades alusivas a data seguem até quarta-feira (1º) nos turnos manhã, tarde e noite.

“A gente sempre trabalha com os alunos questões culturais diferentes. Não apenas o Halloween, como foi o de hoje, mas também outros temas que trabalham dentro da cultura, tanto norte-americana quanto europeia no geral, dentro dos idiomas trabalhados”, explicou a professora de Inglês, Ana Carolina Pimenta.

- Publicidade -

No caso do Halloween os alunos tiveram uma preparação para entenderem o significado da data, como é comemorada na cultura dos Estados Unidos e Canadá, que são os países que mais celebram o dia.   Os alunos estudaram a questão da entrega de doces para a brincadeira, desenvolvimento de vocabulário, conheceram um pouco da literatura, como também conhecimento de alguns filmes infantis.

A aluna Melyssa Azevedo Araújo, 11 anos, da Escola Municipal Aruanda, não perdeu a oportunidade e fez a própria fantasia. “Gostei bastante das pessoas que vieram fantasiadas. Muito interessante. Eu não comemorava antes. Nunca tive essa experiência. E a escolha da minha fantasia, como eu não quis vir de lobisomem, foi de alguém foi atacada por ele”, disse a aluna.

Os alunos já trouxeram esse tema na semana passada durante as apresentações da ‘Semana Intercultural’.  “Eu acho interessante que a gente trabalhe a temática justamente porque eles estão aqui para aprender sobre uma nova língua. Então, é interessante que eles saibam a cultura do país da língua alvo. Alguns alunos eles têm um pouco de receio de aprender sobre o Halloween, mas a gente está aqui justamente para desmistificar isso. Trazer todo o significado de uma forma mais lúdica, mais leve, e mostrar para eles que essa cultura hoje em dia está aí para a gente brincar”, falou a professora de Inglês, Tatiana Oliveira.

Ao final de cada aula os alunos tinham que dizer, em inglês, a palavra ‘Trick-or-treat’ (Doces ou travessuras), para receberem um doce.

O Celest, que fica localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, no bairro Expedicionários, estava toda decorada com fantasmas, abóboras, aranhas, e morcegos que são dos clássicos mais infantis.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui