O Ambulatório de Travestis e Transexuais Fernanda Bevenutty realiza, durante todo o mês de setembro,  uma campanha de incentivo aos seus usuários para a prevenção do câncer. Com foco nas modalidades mama, útero, colo de útero, ovários e próstata, a ação faz parte do Setembro Multicor. Os usuários que passarem por atendimento no ambulatório serão encaminhados para consultas e/ou exames especializados.

Para os usuários que não tiveram atendimento marcado no mês de setembro, a equipe do Ambulatório TT fará o contato telefônico para esclarecer a importância da prevenção do câncer.

- Publicidade -

O médico endocrinologista Rogério Varela, responsável técnico pelo Ambulatório especializado, explicou que pessoas trans muitas vezes sentem dificuldades em fazer exames preventivos quando são ligados ao seu gênero de nascimento. “A maior parte das campanhas de prevenção são direcionadas a pessoas Cis. No entanto, as pessoas trans também podem ter a doença e precisam estar atentas. Fatores como idade, tabagismo, sedentarismo, obesidade, histórico familiar e má alimentação podem aumentar esse risco”, alertou.

Mulheres trans, por exemplo, mesmo as que fazem cirurgia de ressignificação de gênero, não têm sua próstata retirada durante a cirurgia. “Por isso a importância da avaliação e o encaminhamento para o exame, quando se julgue que é necessário”, disse o médico.

Ele explicou ainda que mulheres e homens trans precisam fazer o acompanhamento com mastologista, pois ambos têm glândulas mamárias. Já no caso de homens trans que realizaram a mastectomia bilateral, a chance de ter câncer de mama é muito reduzida.

Devem fazer a prevenção para câncer de colo do útero e útero e ovários todas as pessoas que tenham esses órgãos, sejam trans ou cis, de acordo com os mesmos protocolos de rastreio utilizados para a população geral. “Independentemente do gênero, a prevenção com acompanhamento médico, exames clínicos e o conhecimento do próprio corpo são essenciais para prevenir a doença”, explicou o médico.

Em suas fases iniciais, o câncer pode ser uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Por isso é importante a realização de avaliações periódicas. O diagnóstico precoce permite que um tratamento efetivo seja realizado nestes casos.

Os usuários do Ambulatório TT podem agendar sua consulta no próprio serviço ou através do telefone (83)3612-5099. Os usuários também podem ligar para este número para sanar dúvidas. O Ambulatório TT funciona anexo ao Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga, em João Pessoa.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui