Inaugurado há pouco mais de um ano, o Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso se tornou referência em consultas, exames e cirurgias de baixa complexidade. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra abriram um mutirão de colonoscopia, destacando a importância da prevenção e do cuidado com as doenças inflamatórias intestinais. A ação também faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.


“O Hospital Dia oferece tratamento especializado, beneficiando não apenas a população de João Pessoa, mas de toda a Paraíba. Por meio de ações preventivas, realizamos exames que visam agilizar e otimizar o tratamento. Assim como o Hospital Universitário, o Hospital Dia é referência no Estado, incluindo a oferta de infusões para pacientes que necessitam”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, durante visita ao Centro de Infusões da unidade.


O mutirão, realizado em parceria com a Organização Brasileira de Doença de Crohn e Retocolite, teve como objetivo diagnosticar precocemente enfermidades, como retocolite ulcerativa e outras doenças inflamatórias intestinais que aguardavam regulação. Em alusão ao Outubro Rosa, a ação foi voltada exclusivamente para mulheres com suspeita diagnóstica, resultando na realização de 22 colonoscopias.


“Unimos, assim, as duas iniciativas para oferecer um serviço aprimorado à população, especificamente às mulheres de nossa cidade”, destacou o vice-prefeito Leo Bezerra.

Saúde da mulher em foco – O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, ressaltou que, neste mês, a Rede Municipal de Saúde intensifica o atendimento voltado à saúde da mulher, com a ampliação da oferta de mamografias e exames citológicos. Ele destacou que todas as mulheres têm acesso garantido à mamografia de rastreamento, inclusive com busca ativa domiciliar.


“A gente pega pela mão, leva pra fazer seus exames. A exemplo do que acontece hoje com as colonoscopias no Hospital Dia, ampliamos o cuidado para outras áreas e doenças de diagnóstico mais complexo”, explicou Luis Ferreira.
Mais de 20 mil atendimentos – Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Dia ampliou a oferta de serviços em diversas especialidades, com uma média de 200 atendimentos diários.
“São pacientes tratados, cuidados prestados e diagnósticos realizados. Para nós, que fazemos parte do SUS e da Prefeitura, cada indivíduo importa. É motivo de grande orgulho para a Secretaria de Saúde poder oferecer esse serviço. Nossa satisfação está na capacidade de atender e cuidar cada vez mais da população”, destacou Kalyne Cantalice, diretora do Hospital Dia.
Cuidado e acolhimento – A presidente da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla, Suzana Pereira, ressaltou o papel fundamental do Hospital Dia no atendimento humanizado e especializado às mulheres que convivem com diferentes condições de saúde, incluindo doenças neurológicas.
“Quando a gente fala em saúde da mulher, e especialmente pensando na esclerose múltipla — que é a condição que eu mesma enfrento —, a importância do Hospital Dia é imensa. Nesse Outubro Rosa, é fundamental lembrar que cuidar da nossa saúde vai muito além da prevenção do câncer de mama. É olhar para o corpo todo, com atenção e acolhimento”, afirmou Suzana Pereira.
Secom-JP