Nesta terça-feira (2), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados irá analisar um requerimento que pede a realização de audiência pública para ouvir o ex-diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, que foi exonerado após os escândalos do leilão de arroz.

Apresentado pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), o Requerimento 109/2024 visa questionar Thiago Santos sobre a finalidade de comprar arroz importado e dos motivos de sua exoneração.

- Publicidade -

Na justificativa do documento, Nogueira fala sobre o fato de uma pequena empresa de queijo do Amapá ter vencido o certame, assim como outras empresas não especializadas na exportação de grãos.

O deputado também aborda a questão de Santos ter ligações com um dos empresários que intermediaram o maior volume de lotes arrematados no leilão anulado, Robson Luiz de Almeida França, presidente da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e sócio-proprietário da Foco Corretora.

A demissão de Santos acontece após as revelações de que, além de ser o ex-assessor de Neri Geller – secretário de Política Agrícola que foi demitido em 12 de junho – também é sócio do filho dele em uma empresa. Geller foi desligado do ministério um dia após a anulação do certame para a compra de 263,3 mil toneladas de arroz.

Se o requerimento for aprovado, o ex-diretor da Conab terá que comparecer na Câmara para responder às dúvidas dos deputados.

Foto: Pleno News

Foto: Wallace Martins/MDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui