Cantando Memórias’ é o título do Recital que o coral Universitário Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai apresentar nesta quinta-feira (11) a partir das 20h, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, em homenagem aos 20 anos de atuação do seu maestro Eduardo Nóbrega. A entrada é franca.

Na ocasião haverá homenagens e participações especiais de amigos/maestros de Eduardo Nóbrega, além de participações em algumas músicas de ex coralistas que passaram pelo Gazzi de Sá nestes vinte anos. No repertório dividido em duas partes serão apresentadas composições diversas, na primeira parte teremos: ‘Pra quem Canta’ de Eduardo Lackchevitz; ‘IV Tractus para Sábado Santo’ de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, com solo de fagote de Bruna de Souza Lima e no teclado Yuri Ribeiro;‘ In Monti Oliveti’ composição de  Tom K, com solo de Izadora França e no piano, Haercio Medeiros e finalizando a primeira parte ‘Agnus Dei’ de Eli-Eri Moura, participação no piano do professor, Marcilio Onofre.

- Publicidade -

Já a segunda parte começa com a composição ‘Sangrando’ de Gonzaguinha (arr. Eduardo D. Carvalho) e solo de Clara Dantas, no piano, Haecio Medeiros; ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’ de Márcio Borges/ Lô Borges (arr. Eduardo Lakschevitz), solo de Izadora França e no piano: Haecio Medeiros; ‘Paciência’ de Dudu Falcão/ Lenine (arr. Eduardo D. Carvalho) ao piano Haecio Medeiros e no violão Alex Chaves; ‘ O Trem das 7’ de Raul Seixas (arr. Tom K) ao piano Yuri Ribeiro; ‘Bicho de Sete Cabeças’ de Geraldo Azevedo/ Zé Ramalho/ Renato Rocha (arr. Tom K) no piano, Yuri Ribeiro; ‘Meu Pai 0xalá’ de Toquinho e Vinícius de Moraes (arr. Tom K) , no piano, Yuri Ribeiro. E para encerramento todos participam cantando a primeira composição do repertório ‘Pra quem Canta’ Eduardo Lakschevitz acompanhados por Haecio Medeiros (piano) e Yuri Ribeiro (sanfona).

O coral decidiu realizar essa homenagem ao maestro Eduardo Nóbrega por sua grande atuação a frente do grupo nesses 20 anos, levando o nome da UFPB e da Paraíba aos eventos nacionais e internacionais, além de priorizar a música de autores e arranjadores paraibanos. Eduardo Nóbrega tem uma passagem intensa no cenário do canto coral paraibano, fundador dos corais do SINTESP (UFPB); da Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindfisco, Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM) e do Coral da OAB. Desde 2004 é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB.  Atualmente é professor do Departamento de Educação Musical (UFPB) das seguintes disciplinas: Música Popular Brasileira, Regência Coral I, Regência Coral II e Canto Coral, além de coordenador/fundador desde 2003 do Festival Paraibano de Coros, evento de caráter internacional que propaga o canto coral por todos os cantos.

Histórico do coral

Criado em 1963, o Coral Universitário Gazzi de Sá é um projeto da Pró-reitora de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de grande projeção e importância na promoção da cultura por meio da música e do canto coral sob a égide da Proex. Este projeto emblemático não apenas enaltece a rica herança musical, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento de talentos dentro e fora dos limites acadêmicos. Sob a batuta do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega desde fevereiro de 2004 com a participação por cerca de cinco ano do regente assistente, o professor João de Arimatéia, o grupo alcançou notoriedade por suas performances envolventes sob a direção da professora Eleonora Montenegro e composições do diretor Musical (in memoriam) Tom K. Durante a gestão do maestro Eduardo Nóbrega o coral contou com a participação das professoras de técnica vocal Erika Kallina, Ana Catarina Coelho e Giovanna Maropo. Atualmente o coral tem como professora de técnica Vocal, Izadora França. O coral desde então vem se apresentando nos principais festivais de Coros do Brasil e durante a pandemia participou on-line de encontros internacionais alcançando críticas construtivas de diversos regentes. Durante esses 20 anos, o coral convidou maestros de renome nacional e internacional para abrir as atividades anuais do grupo, a exemplo dos maestros: Tom K (PB); Carlos Anísio (PB); Marcílio Onofre (PB); John Warren (USA); Eduardo D Carvalho (DF), Peppie Calvar (USA), Eduardo Lakschevitz (RJ) e Wendy Moy (USA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui