O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Secretaria Executiva de Economia Solidária, iniciou, nessa quinta-feira (9), o Seminário Estadual de Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos da Paraíba. O evento ocorre no Centro de Formação de Educadores de Campina Grande e tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas de resíduos sólidos e o protagonismo dessa população. O seminário segue até esta sexta-feira (10).

“Catadoras e Catadores Construindo Justiça Socioambiental: trabalho coletivo, inclusão e dignidade nos territórios solidários” – é o tema central da discussão. Participam dos debates, gestores estaduais, municipais, estudantes, professores e convidados.

O evento busca fortalecer e valorizar o segmento dos catadores, além de promover a troca de experiência e debates voltados à sustentabilidade e à inclusão social.

Cerca de 100 representantes de 26 associações de materiais recicláveis da Zona da Mata, Agreste, Brejo e Sertão participam de diversas mesas temáticas que abordam reflexões sobre os desafios e perspectivas da política dos Catadores em nível estadual e nacional.

A programação começou com apresentação dos catadores dos quatro territórios paraibanos e diversos serviços gratuitos do Programa Cidadão, Defensoria Pública, Hospital de Trauma de Campina Grande e da 3ª Gerência Regional de Saúde.

O secretário-executivo de Economia Solidária, Roberto Beltrão, enfatizou que o seminário estadual foi um espaço fundamental para celebrar e reconhecer a importância da categoria para a sociedade. “Estamos juntos por essa causa tão essencial para o nosso estado. Vamos seguir firmes, trazendo justiça social e dignidade a essa categoria”, disse.

O procurador do Ministério Público Federal, José Godoy, comentou a importância do seminário para os catadores. “Estou feliz em participar e feliz que esteja acontecendo esse momento. São profissionais essenciais para a sustentabilidade e o Meio Ambiente e que, por isso, devemos enquanto sociedade tratar com cuidado e seriedade da sua dignidade, da sua sustentabilidade e principalmente da qualidade de vida desses profissionais”.

O integrante da Coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e presidente da Unicatadores, Luiz Henrique da Silva, ressaltou que esse encontro de lideranças de catadores, com debates qualificados, é um avanço em âmbito estadual e municipal.

“Estou surpreso. Primeiro pelo nível das discussões e apresentações. Esse encontro está sendo muito importante para a categoria perceber quem é e onde pretende chegar. Eu acho que esse intercâmbio é positivo e que iremos colher muitos frutos”.

A professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria de Fátima Araújo, considerou um momento importante para a reorganização da categoria do estado. “Esse momento é de construção da política pública voltada aos catadores que tem uma pauta junto aos municípios, que se constitui no cumprimento da Lei 12.305/2010, que determina o pagamento por serviços prestados”.

A representante das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba, da Zona da Mata, Egrinalda dos Santos, enfatizou com alegria sua participação no seminário. “Ele traz diversos benefícios para a categoria, além da visibilidade e fortalecimento da gente, nos dá oportunidade de discutir políticas públicas e melhorias para o nosso povo”.

A catadora e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Solânea (Agreste), Maria Avany dos Santos, reforçou o aprendizado. “Aqui nós aprendemos muito, não só na questão dos catadores, como em outras situações também. Tem muitos que não sabem ainda o que é reciclagem, como destinar, separar, a gente aprende tudo aqui”, observou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here