O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou no último domingo (7) uma cirurgia de videolaparoscopia com radioscopia e uso de arco cirúrgico intraoperatório em uma paciente de 25 anos, moradora de Cacimba de Dentro.
A jovem Juliana Rodrigues apresentava cólica biliar refratária (colecistite) e icterícia transitória e recebeu alta precoce após evolução positiva.
De acordo com o diretor-técnico da unidade, Ramonn Chaves, o procedimento só foi possível graças à combinação de tecnologia, processos de trabalho bem estabelecidos e protocolos de tratamento de doenças. “A paciente chegou ao Hospital na tarde do último domingo, passou por consulta com o cirurgião e realizou exames de sangue e de imagem, chegando ao diagnóstico em menos de seis horas. Ainda no mesmo dia, foi submetida a uma cirurgia minimamente invasiva, com estudo da via biliar por meio de radioscopia e arco cirúrgico. Já no dia seguinte, conseguiu deambular e se alimentar, recebendo alta em praticamente 24 horas após a admissão”. Parte superior do formulário
A paciente comemorou o resultado: “O atendimento foi maravilhoso e trouxe a minha cura. Agora posso voltar para casa e me recuperar plenamente”, relatou Juliana.
O uso de técnicas modernas trouxe mais segurança e conforto e, ao mesmo tempo, mostrou a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse resultado reflete o compromisso do hospital em unir inovação tecnológica, cuidado humanizado e dedicação das equipes, fatores que têm consolidado a unidade como referência no estado. Parte superior do formulário.
Secom-PB



