Uma ação conjunta realizada nesse final de semana pelas equipes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio do Núcleo Regional de Patos, e pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), resultou na apreensão de 51 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro nas regiões de Sousa, Cajazeiras e Bernardino Batista, no Sertão paraibano.
Entre os animais resgatados estavam 50 aves de diversas espécies e um tatu-peba. A operação teve início quando os agentes localizaram 38 aves em situação irregular em diferentes municípios. Após o resgate, os animais foram levados ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, onde foram devolvidos à natureza.
Na segunda etapa da operação, realizada na zona rural de Bernardino Batista, os agentes encontraram mais 13 aves e um tatu-peba em um único imóvel. Além dos animais, foram apreendidos equipamentos utilizados para caça ilegal, incluindo uma carabina de pressão calibre 5.5 e uma espingarda de calibre não identificado.
Os animais que não puderam ser soltos imediatamente foram encaminhados à Fazenda Tamanduá, onde receberam cuidados antes de serem reintegrados ao habitat natural.
O responsável pelos animais foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras, onde foram adotadas as providências legais. A operação resultou na emissão de quatro autos de infração e na aplicação de multas que somam 288 UFRPB, o equivalente a mais de R$ 20 mil.
PB Agora
Foto: Reprodução/PMPB – SUDEMA