O Ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu nesta quarta-feira, 5, a manutenção da gestão municipal do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). A declaração foi dada durante audiência com o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo. O Ministro assegurou que a gestão da alta complexidade do HU segue sendo realizada pela Secretaria de Saúde de Campina Grande, assim como os hospitais universitários de João Pessoa e Cajazeiras permanecem sendo geridos pelas prefeituras municipais.

- Publicidade -

Também participaram da reunião o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, Arthur Chioro; e o Secretário Executivo da pasta, Léo de Brito. A audiência versou sobre a tentativa do Governo do Estado de estadualizar a gestão e regulação dos hospitais universitários, modificando a gestão plena dos municípios, o que caracterizaria uma intervenção.

Campina Grande renovou recentemente o contrato firmado com o HUAC. O convênio custa mais de R$ 22 milhões e tem vigência até 2025. Na terça-feira, à noite, o secretário de Saúde de Campina Grande também se reuniu com toda a presidência da EBSERH e o presidente garantiu a permanência da gestão com o Município.

Nesta quarta-feira à tarde acontece uma reunião em João Pessoa com os secretários de Saúde de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, com o secretário de Saúde do Estado, Johny Bezerra; e a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Soraya Galdino, para debater o tema.

“Nós já repassamos valores superiores ao que vem de recurso do Ministério da Saúde para toda a alta complexidade. Temos meios que comprovam a produção do hospital universitário sendo realizada além do que vem de recurso. Estamos suplementando com recursos próprios”, explicou Gilney.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui