A Orquestra Infantil da Paraíba e o Coro Infantil da Paraíba celebram o Dia das Crianças, neste domingo (12), com apresentações dentro da programação de mais uma edição do “Espaço da Criança”, evento gratuito realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que conta com uma série de atividades voltadas para o público infantil, a partir das 13h.

Com regência do maestro Marcelo Vasconcelos, o concerto da orquestra infantil começa às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. O repertório inclui seleção de temas de desenhos dos anos 1980 e 2000, de desenhos brasileiros e do filme de animação japonês “O meu Vizinho Totoro”.

Regidos pelo maestro João Alberto Gurgel, os jovens cantores do coro infantil vão se apresentar a partir das 17h, também na sala de concertos, com um repertório de temas de filmes da Disney, a música “Somewhere Only We Know”, sucesso da banda britânica Keane,  e “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha.

Orquestra Infantil da Paraíba – Foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e o maestro Gustavo de Paco de Gea como professor auxiliar dos sopros.

Tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas. A Orquestra Infantil da Paraíba é um dos poucos grupos infantis do gênero na América Latina. Faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa a formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental.

Coro Infantil da Paraíba – Atividade desenvolvida pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade paraibana. É formado por jovens coristas de idades entre 8 e 17 anos.

O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música, emoção e criatividade. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do indivíduo como um todo.

Os regentes

Marcelo Vasconcelos – É bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atuou como músico em diversas orquestras e grupos de câmera, em palcos do Brasil e do exterior.

Foi premiado com a Medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, pela melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto ao grupo de música Armorial. Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como a Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB.

Atualmente é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN).

João Alberto Gurgel – Começou a dirigir e produzir arranjos para corais em 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado e do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde).

Já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Foi também regente do Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memoriam), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Secom-PB

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here