Em seu oitavo concerto da temporada 2022, a OSUFPB abraça o nosso mais querido festejo popular, executando um repertório totalmente dedicado ao São João. O evento, que fará uma homenagem especial ao poeta, compositor, declamador e contador de causos Jessier Quirino, traz no repertório algumas das canções mais queridas de nosso cancioneiro popular na voz de jovens cantores paraibanos. A festa sinfônica acontece nesta sexta-feira, 17 de junho, às 20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. O acesso presencial é gratuito, mas o concerto também será transmitido online.
Presencial e online
Para assistir ao concerto é preciso inscrever-se pela internet, de forma gratuita, para garantir a vaga na Sala Radegundis Feitosa, que está com sua capacidade toda liberada, num total de 300 pessoas. A inscrição, rápida e fácil de fazer, pode ser realizada pelo link: https://forms.gle/gd2zNUAyaSMVcVS98. Ao realizá-la, será enviado um comunicado por e-mail como comprovante da inscrição.
Mas quem não puder comparecer ao evento, terá condições de assisti-lo, ao vivo, pelo Youtue da ADUFPB, tendo garantidos boa qualidade de som e de imagem.
O concerto
Este concerto vem mergulhar no Brasil profundo em movimentos delineados pela mais querida festa popular de nossa região. No repertório, canções que embalam nossas vidas nordestinas desde sempre, fruto de compositores e compositoras, cantores e cantoras que definem com precisão nossos traços culturais. Luiz Gonzaga, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros, estarão representados nas vozes robustas e joviais de Maria Kamila, Pedro Índio Negro e Carol Rodrigues. O grupo Forró de Chá Preto vem dar o arremate final nessa estrutura que respeita os melhores códigos culturais da música nordestina. O trio, composto por Helinho Medeiros, Gledson Meira e Leo Meira traz para a sonoridade sinfônica as matrizes do forró representadas pela zabumba, o triângulo e a sanfona.
O homenageado
A noite de festa sinfônica homenageará ainda o poeta, compositor, declamador e contador de causos Jessier Quirino. O campinense, radicado na cidade de Itabaiana, é um dos grandes representantes e divulgadores do nordeste brasileiro, sobretudo no que tange à oralidade como código cultural desse Nordeste que ainda pulsa nos rincões dos nove estados dessa região tão rica enquanto produtora de uma cultura que encanta todo o Brasil nas obras dos inúmeros artistas que se consagraram no cenário cultural brasileiro.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local, realizando ainda concertos temáticos e didáticos voltados para crianças e adolescentes.
Assessoria



