A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), celebra nesta quinta-feira (20), o Dia da Consciência Negra, com a entrega dos títulos de posse registrados em cartório do Residencial Hélio Miguel da Silva, conhecido como Residencial Quilombola, no bairro de Paratibe. A solenidade será às 9h, na Associação dos Moradores. Com esse projeto que beneficia 80 famílias com apartamentos, a atual gestão atende uma antiga reivindicação e faz reparação histórica com a população negra na Capital.

Janielle Carolina, mãe solo, morava de aluguel e conta que realizou um sonho com a entrega dos apartamentos nesta gestão. “Foram muitas lutas para chegar até aqui. A casa própria é algo que todo mundo almeja muito. A gente esperou e, de verdade, o prefeito Cícero Lucena cumpriu o compromisso que fez. Nós estamos muito realizados com a entrega e estrutura dos apartamentos”, afirmou.

João Batista de Carvalho, revelou que aos 72 anos pensou que já era tarde para ter um imóvel próprio, mas o seu sonho foi realizado quando sua esposa ser contemplada com um apartamento da Prefeitura de João Pessoa. “A gente morava na PB 008, na casa do meu filho e hoje temos a nossa casa própria porque houve compromisso do gestor. É o nosso primeiro imóvel, só temos que agradecer por essa conquista”, destacou.

Às véspera de celebrar seu aniversário de 82 anos, Santina Dantas da Silva, que mora com a filha no residencial em Paratibe, parabeniza o olhar da Prefeitura de João Pessoa para o povo quilombola. “Eu não acreditava que na minha idade fosse conquistar esse sonho da casa própria. Hoje estamos em um apartamento nosso, com uma boa estrutura e uma ótima localização. Além disso, somos sempre assistidos pelos programas sociais da Prefeitura”, afirmou.

José Carlos de Andrade, morador e coordenador do prédio disse que a Prefeitura diferenciou os projetos de habitação em João Pessoa porque não entrega apenas o imóvel, mas presta assistência às famílias. “As ações aqui são constantes, garantindo serviços de saúde, lazer e outras atividades em programações específicas. Também somos inseridos em ações de datas comemorativas, como a do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, levando nossa cultura para apresentações em escolas públicas, por exemplo”, frisou.

A subsíndica do condomínio, Simone Alves, avalia as ações da Prefeitura como “reparadora” junto à comunidade quilombola, “pois tem destinado um olhar diferenciado para esse público que ficava às margens de muitas conquistas. Foram anos de luta até chegar aqui e receber esse grande benefício, que é a casa própria, com recursos próprios da prefeitura. É algo extraordinário que vai ficar gravado nas nossas histórias e também da gestão. A gente só tem a agradecer”.

Títulos de posse – A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, confirmou a entrega dos títulos de posse aos mutuários do Residencial Hélio Miguel da Silva nesta quinta-feira (20), como parte comemorativa da Prefeitura ao Dia da Consciência Negra. Conforme explicou, a Habitação faz um trabalho de inclusão social de um modo geral, não exclusivo apenas dos quilombolas. Neste condomínio, por exemplo, foram entregues moradia à 80 famílias, com recursos próprios e, segundo a secretária, o Município está trabalhando outros terrenos para também atender, por inclusão social, os negros da região.

“Realizamos um trabalho social, que foi premiado nacionalmente pelo Selo do Mérito, que é um prêmio que é oferecido pela Associação Brasileira de Companhias e Secretarias de Habitação Nacional (ABC). Esse prêmio foi por conta do trabalho social que executamos junto à comunidade”, detalhou Socorro Gadelha.

A secretária destacou que, além da questão física dos apartamentos, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza um trabalho social pós-ocupacional. “Onde é trabalhado, a exemplo dos quilombolas, suas características e talentos dentro da comunidade nas áreas de música, arte e cerâmica, gastronomia, danças marciais, e várias outras ações sobre a cultura negra dos quilombolas, com treinamentos dentro da própria associação de moradores”, destacou.

Socorro Gadelha ressaltou ainda o compromisso da gestão municipal com os quilombolas. Ela lembrou um pronunciamento do prefeito Cícero Lucena que diz que a “intenção da gestão não é apenas entregar uma obra de pedra e cal, mas entregar às famílias uma moradia nova e a perspectiva de uma vida nova e melhor. E é dentro dessa ideia que trabalhamos todos os dias”, recordou a secretária de Habitação.

Secom-JP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here