A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (3), uma capacitação voltada aos profissionais de saúde que atuam nas salas de vacina da Rede Municipal e nos pontos móveis de imunização. O treinamento acontece ao longo de toda a semana, no auditório da Central Municipal de Imunobiológicos Doutor José Eymard (Rede de Frio), localizada no bairro de Água Fria.

O encontro é direcionado as referências de imunização, enfermeiros e técnicos de enfermagem que integram os serviços da Rede Municipal. O objetivo é fortalecer as práticas de manejo, conservação e aplicação dos imunobiológicos, garantindo ainda mais qualidade e segurança na assistência e oferta das vacinas à população.

Durante a capacitação, estão sendo abordados temas como transporte, logística, armazenamento, manejo, controle de temperatura e manutenção dos equipamentos, além de reforço das normas e protocolos definidos pelo Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde. O momento também serve como espaço para troca de experiências entre os profissionais e atualização das rotinas de trabalho.

“Além da capacitação e atualização, este também é um momento dedicado a ouvir os profissionais que atuam diretamente na linha de frente, na assistência à população, sobre as dificuldades e desafios encontrados no processo de trabalho e, trocarmos experiências”, destacou Fernando Virgolino, enfermeiro e coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

“Trabalhamos com base em índices e metas, sempre com o objetivo de manter o maior número possível de pessoas protegidas e assim, evitar o avanço de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação. Por isso, discutimos, avaliamos, planejamos e criamos estratégias contínuas para avançar e aprimorar os indicadores que refletem e impactam diretamente as coberturas vacinais em nosso Município”, completou.

Atualmente, o João Pessoa conta com 107 salas de vacinas distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais, Centro de Imunização, maternidades públicas e no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras. A estrutura é complementada por três pontos móveis de vacinação, que funcionam em horário estendido, e pelo suporte prestado às cinco maternidades privadas da Capital.

Diretrizes – As ações de imunização do município de João Pessoa seguem as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde. O PNI estabelece as metas de cobertura vacinal e define estratégias em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Por meio do programa, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 47 imunobiológicos, sendo 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. As vacinas abrangem tanto o calendário nacional de rotina quanto os grupos com condições clínicas especiais, como pessoas vivendo com HIV ou em tratamento para doenças crônicas, atendidos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

O calendário de rotina contempla 19 vacinas que protege a população em todas as fases da vida, desde o nascimento, contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras enfermidades graves e potencialmente fatais.

“Com a atualização contínua dos profissionais, a qual promovemos periodicamente e, o fortalecimento das ações de imunização em toda rede de assistência da Capital, a Prefeitura de João Pessoa segue um compromisso com a saúde preventiva em busca da ampliação da cobertura vacinal em todo o Município. É o compromisso e responsabilidade com a saúde de toda a população”, completou Fernando Virgolino.

Secom-JP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here