O ginásio da Escola Chico Xavier, no bairro do Bessa, foi palco para o Projeto de Mediação Escolar que aconteceu na noite desta terça-feira (8) e reuniu pais e responsáveis dos estudantes da Escola Frei Albino. O projeto é um programa da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que desenvolve uma cultura de paz em toda a comunidade escolar.

“Segurança pública fundamentalmente não se faz só com armas, algemas ou oprimindo, e sim cuidando das pessoas, em especial das crianças, pois ninguém nasce errando por natureza. Por muitas vezes a falta de oportunidade pode fazer com que o ser humano se depare com a criminalidade e acabe seguindo por este caminho. Reitero que o projeto vai depender muito da participação dos pais e responsáveis por estes estudantes. A ideia de um núcleo de Mediação e Paz, que nada mais é do que estar dentro da nossa escola, a Guarda, a Secretaria de Educação e os mestres – professor e professoras – trabalhando a mediação de conflitos, resolvendo os problemas antes que eles cresçam” afirmou o secretário de Segurança do Município, João Almeida.

- Publicidade -

O evento contou com música e dinâmicas coletivas envolvendo estudantes, representantes deles, professores e a Guarda. Após os trabalhos realizados muitos pais agradeceram pela implantação do Núcleo de Mediação.

“Eu estou tão feliz por esse projeto, pois ele aproxima nós que somos pais e que muitas vezes acabamos nos distanciando da escola, e hoje durante a dinâmica fui lembrada de como é importante estar presente na vida do meu filho, inclusive na escolar também” desabafou Cileide Alves, mãe de aluno da Escola Frei Albino.

Aproximar cada vez mais a comunidade escolar da Guarda é também uma das missões do projeto. “É uma forma de aproximar a Guarda desses estudantes e o Núcleo de Mediação da Guarda Civil Metropolitana é, sem dúvida, o melhor caminho de resolução de problemas de maneiras preventivas, onde, por meio do diálogo, se trará saúde, educação e infraestrutura, com o máximo de segurança feito por nossos agentes de segurança” disse o comandante da Guarda Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire.

A diretora da Escola Frei Albino, Karina Soares, reiterou a satisfação da implantação do projeto. “Sentimos a necessidade de resgatar esses valores, que tentasse aproximar essas crianças uma das outras, da família, da escola com o tema principal de projeto de Cultura de Paz, com uma variedade de especialistas para fortalecer a família tanto na questão social, ética, cultural, afetiva e humana, Que isso se reflita lá no futuro, na evolução de cada criança” concluiu a diretora.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui