A aposentadoria é o início de um novo capítulo de vida que exige um planejamento que vai além das questões financeiras. Com olhar atento e sensível, o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) mantém o projeto Longeviva, desde junho de 2024, para atender aos servidores da Prefeitura de João Pessoa nesse momento de transição. Uma fase de grandes mudanças, que envolvem aspectos emocionais, sociais e de rotina.

“O projeto Longeviva é uma ponte essencial para servidores públicos do IPM-JP que estão aptos a se aposentar, pois oferece apoio na transição para essa nova fase da vida, com foco na longevidade ativa, bem-estar e planejamento financeiro. Uma nova fase da vida que, se bem conduzida, pode trazer novos propósitos e satisfação”, destaca a superintendente do Instituto de Previdência do Município, Caroline Agra.

Ela explica que são realizadas reuniões abordando temas como Saúde Mental, Educação Financeira, Qualidade de Vida – Atividades Físicas e Novos Projetos de Vida e Propósito. “A equipe do Projeto Longeviva realiza reuniões trimestrais com os servidores do IPM-JP que recebem o abono de permanência, que são os servidores que já estão aptos a se aposentarem, mas permanecem em atividade”, explicou.

É o caso de Soraia Dias Monteiro, chefe da Seção de Contabilidade, Orçamento e Finanças do IPM. Embora já reúna condições para se aposentar, optou por continuar trabalhando e contribuindo para o município. “O projeto Longeviva abriu um horizonte de novas informações para o aposentado e segurado. Aquela pessoa que está em vias de se aposentar, como eu, tem acesso a uma gama de informações a respeito do que fazer com o seu dinheiro, como se planejar, tópicos também de cuidados com a saúde, o que fazer após a aposentadoria, sugestões de como se pode encarar essa próxima jornada da nossa vida enquanto cidadãos”, disse.

Ela elogia a iniciativa do Instituto. “O projeto traz essa preocupação de dar o melhor tratamento ao servidor, que é o que nós merecemos, afinal de contas passamos em média 35 anos de nossas vidas prestando serviço a coletividade. Fico feliz por fazer parte dessa política previdenciária”, ressaltou Soraia.

Camila Mariz Maia, chefe da Administração Geral do IPM, destaca o tema dos investimentos inteligentes. “O Longeviva contribui para que esses servidores desenvolvam uma nova consciência sobre a importância de cuidar do futuro, não apenas do ponto de vista da saúde e da qualidade de vida, mas também da sustentabilidade financeira. Por meio de orientações e capacitações o projeto pode ajudar os participantes a entender como aplicar melhor seus recursos, proteger seu patrimônio e se preparar para uma aposentadoria mais segura e tranquila”, destacou.

Para ela, o Longeviva fortalece a autonomia dos servidores nessa nova etapa da vida, incentivando a escolhas conscientes e estratégias que garantam uma vida longa, ativa e financeiramente equilibrada.

Dados IPM – De acordo com dados do IPM-JP, de 2020 a 2025, 1.389 servidores se aposentaram, desses, 1.178 na modalidade ‘Tempo de Contribuição’, seguido por ‘Invalidez’, ‘Idade’ e ‘Aposentadoria Compulsória’. O ano de 2022 concentrou o maior número de aposentadorias, 288.

Secom-JP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here