O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), administrado pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (Setras) de Conde, realizou uma comemoração de São João com algumas crianças beneficiadas pelo programa na tarde dessa sexta-feira (02). A programação se deu mediante autorização dos pais e com atenção as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19.
Em Conde, o serviço de convivência ultrapassou a meta de crianças, adolescentes e idosos atendidos. Na cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, a proposta seria atender 380 pessoas, mas no trimestre de abril a junho a meta alcançada foi de 418 usuários, entre as faixas etárias de 6 a 15 anos, de 15 a 17 anos e idosos, contemplando também o grupo de mulheres.
Segundo Scheilla Barbosa, secretária de Trabalho e Ação Social, o SCFV tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, através de um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
“O propósito do SCFV é promover encontros e oficinas entre cidadãos de faixa etárias equivalentes. O serviço trabalha com os eixos norteadores a convivência social, participação, e o direito de ser, promove oficinas de artes marciais, artesanato, ginástica e música”, explicou.
Scheilla Barbosa acrescentou que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mantido pelo Governo Federal.
“O público alvo é pessoas em situação de vulnerabilidade social, a quem é dado oportunidades de reflexão sobre a realidade social, estimulando a construção de novos projetos de vida, o fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade”, destacou a secretária.
SECOMD



