Um iate afundou na costa da Sicília, Itália, após ser atingido por um tornado considerado raríssimo no Mar Mediterrâneo. O caso aconteceu nesta segunda-feira (19), deixando uma pessoa morta e outras seis feridas, entre elas, o bilionário britânico Mike Lynch, empresário do ramo da tecnologia.
Segundo informações da Guarda Costeira italiana, o veleiro luxuoso transportava 22 pessoas e enfrentou uma intensa tempestade na noite deste domingo (18), enquanto grande parte dos passageiros dormia.
A embarcação, chamada de Bayesian, não resistiu ao tornado e acabou virando. Algumas das vítimas chegaram a pular do iate, outras 15 foram resgatadas. A Guarda Costeira está realizando uma operação de busca pelos demais passageiros. A identidade da pessoa morta ainda não foi divulgada.
Apesar de Lynch seguir desaparecido, sua esposa, Angela Bacares, foi salva. Outra vítima, identificada como Charlotte, relatou à imprensa italiana que já acordou dentro d’água, pois estava dormindo no momento do ocorrido. Ela conta que conseguiu deixar a cabine e salvar sua bebê de 1 ano.
O veleiro havia saído do porto de Milazzo em 14 de agosto, tendo sido rastreado pela última vez no leste de Palermo, na noite deste domingo.
Após o naufrágio, o barco foi encontrado a 49 metros de profundidade. Ele foi fabricado em 2008 pela Perini, tinha seis suítes, capacidade para 12 passageiros e dez tripulantes, tinha o mastro de alumínio mais alto do mundo (75 metros) e já havia sido premiado por seu design.
Embora tornados sejam raros no Mar Mediterrâneo, diversas regiões da Itália têm registrado fortes tempestades nos últimos dias, que chegaram a causar inundações e deslizamentos.
Promotores na cidade de Termini Imerese iniciaram uma investigação sobre a causa do naufrágio.