A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, à unanimidade, resolução que instituiu o Núcleo de Inteligência do Regional. O grupo especial de segurança tem a função de apoiar o combate à violência política e eleitoral na Paraíba. O documento foi aprovado na Sessão Administrativa, na 71ª Sessão Ordinária, na última segunda-feira (12).

De acordo com a Resolução TRE-PB nº 28/2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) em 14 de agosto de 2024, o Núcleo de Inteligência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba consistirá em unidade composta por policiais designados pela Presidência para identificar ameaças e subsidiar a atuação institucional do Órgão. Os policiais designados para atuar em tal função devem fazê-la de forma exclusiva, observadas as normas legais aplicáveis quanto à atuação externa desses policiais, e exercerão função de natureza estritamente policial, para todos os fins e efeitos legais.

- Publicidade -

Poderão ser demandados às corporações policiais outros recursos investigativos disponíveis para uso do Núcleo de Inteligência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Também poderão ser celebrados termos de cooperação entre o TRE-PB e outras instituições com o objetivo de apoiar as atividades de inteligência.

A Resolução TRE-PB nº 28/2024 atende determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe, no artigo 17 da Resolução nº 435/2021, sobre a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário:

Art. 17. Os conselhos e tribunais deverão instituir unidades de inteligência de segurança institucional para fins de cumprimento do contido no art. 3º.

Para o CNJ, as atividades de inteligência se caracterizam pelo exercício permanente e sistemático de ações especializadas para identificar avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais aos ativos do Poder Judiciário, orientadas para a produção e salvaguarda de conhecimentos necessários ao processo decisório no âmbito da segurança institucional, conforme sistema, doutrina e plano de inteligência devidamente normatizado.

Parlamento PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui