Os Agentes de Saúde e de Combate as Endemias (Agentes Ambientais) ocuparam a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (3), com o objetivo de obter melhorias nas condições de trabalho. Eles protestaram contra a retirada da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) – um bônus salarial – e solicitaram que a mesma seja restabelecida. Segundo os Agentes Ambientais, trata-se de uma verba do Governo Federal destinada a ações de combate as endemias.

A presidente do Sindicato dos Agentes Ambientais da Capital, Célia Marques, afirmou que os materiais essenciais para o exercício do trabalho, como fardamento, crachá, bolsa e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão em falta. Ela também afirmou que a categoria decidiu pelo indicativo de greve e vai parar suas atividades até que a questão esteja solucionada.

- Publicidade -

“Estamos na CMJP para colocar para população o que todos já sabem: reivindicamos condições adequadas para podermos realizar nossas funções. Há três anos a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não compra nossos equipamentos. Como vamos visitar as residências sem nosso fardamento e identificação? Também solicitamos que a VPI seja restabelecida. Ela era paga pelas gestões anteriores e foi retirada há dois anos”, comentou a presidente.

O vereador Raoni Mendes (DEM), da bancada de oposição na CMJP, se disse preocupado com a situação apresentada na Casa. “Essa questão é sobre o cuidado com muitas vidas. São endemias e surtos que estão atingindo nossa população indiscriminadamente. Não podemos esperar a solução deste problema para depois. Nossa cidade não pode sofrer com a inação desta Gestão. Vidas poderão ser ceifadas sem as atividades desta categoria, que, legitimamente, vem reivindicar seus direitos nesta Casa e pode paralisar suas atividades”, asseverou Raoni.

O presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira, ratificou que as reivindicações da categoria são justas e defendeu a criação de uma comissão, formada por agentes de saúde e vereadores, para discutir a questão com a Gestão Municipal. No final das discussões, o presidente Durval Ferreira confirmou a realização de uma reunião, às 16h, com os Agentes Ambientais, vereadores e os secretários municipais de Articulação Política e de Saúde, Zennedy Bezerra e Adalberto Fulgêncio, respectivamente.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui