Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que já é hora de acontecer uma definição sobre as eleições deste ano, que devem sofrer com o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Durante a conversa, o presidente da Corte afirmou que lançou propostas ao Congresso, que será o responsável por chancelar as alterações, de adiar o pleito e também estender o horário de votação. Entre a janela proposta por Barroso, está o período que vai entre 15 de novembro e 20 de dezembro para realização do segundo turno.

– Eu me reuni por videoconferência com médicos de diferentes especialidades altamente respeitados nas suas áreas. Todos eles opinaram no sentido da conveniência de se adiarem as eleições por algumas semanas. Pela percepção que, possivelmente em setembro, a curva da doença já estaria decrescendo – disse Barroso.

- Publicidade -

Sobre o aumento do horário de votação, que atualmente vai de 8h até 17h, o ministro afirmou que o ideal seria estender para o período das 8h às 20h, como forma de evitar aglomerações e assim conseguir criar uma preferência para faixas etárias por horário.

– A ideia de estender o horário é muito provável que seja encampada, fazermos possivelmente de 8h às 20h. Com isso, ganharíamos três horas. Tudo envolve logística. Quando você estende o prazo, as pessoas têm que trabalhar mais tempo, talvez ter mais uma refeição – destacou.

Questionado sobre o combate contra as notícias falsas durante o pleito, Barroso afirmou que o TSE quer manter conversas com as plataformas tecnológicas como WhatsApp, Facebook, Instagram e Google para monitorar e neutralizar ações que possam impactar as eleições.

– Queremos controlar as fake news menos pelo conteúdo e mais pelos mecanismos de difusão. Contamos, em primeiro lugar, com a participação das plataformas tecnológicas. Vamos conversar individualmente com cada uma delas – completou.

Fonte: https://pleno.news/brasil/eleicoes-2020

Foto: STF/Fellipe Sampaio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui