As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram 1.240 residências e abordaram 2.316 pessoas, nesta quinta-feira (13), durante a Brigada Sanitária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), nos bairros de Mandacaru, Bessa, José Américo, Valentina Figueiredo e Bairro das Indústrias. Do total de pessoas abordadas, 47 apresentaram sintomas de síndromes gripais e apenas cinco delas precisaram ser encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF). Foram identificadas também 238 pessoas com comorbidades.

De acordo com o coordenador da Brigada Sanitária, Késsio Brito, antes de iniciar as visitas em uma nova área, as equipes se reúnem para planejamento. “À medida que ampliamos as áreas que serão monitoradas, realizamos reunião para direcionamento e orientação aos profissionais para a abordagem nas residências”, explicou.

- Publicidade -

A ação está visitando os bairros da Capital com números altos de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social. As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação conta com a participação de agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica.

Os profissionais se dividem em duplas para visitar as casas e, durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos. As visitas seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus e, por isso, os agentes só entram nas casas se houver foco do mosquito Aedes aegypti no local.

As pessoas identificadas com alguma comorbidade passam a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), são encaminhadas para a unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui