Proprietários e protetores de cães e gatos já estão levando seus bichinhos para tomar a vacina antirrábica contra a raiva animal. A campanha da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), promovida pela Secretaria de Saúde (SMS), teve início nessa segunda-feira (9) e segue até o dia 28 de novembro, com a meta de imunizar aproximadamente 65 mil animais.

Durante toda a campanha, as pessoas podem levar seus cães e gatos até o Centro de Zoonoses e Vigilância Ambiental (Cvaz) da PMJP, que fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, nº 100, Jardim Cidade Universitária. Além deste local, haverá mais três postos itinerantes de vacinação, que visitarão vários pontos da cidade no período da campanha. Os postos de vacinação funcionam das 9h às 16h de segunda a sexta-feira.

- Publicidade -

A veterinária do Cvaz, Suelli Silva, explica que a vacinação contra a raiva animal, é importante não só para os cães e gatos, mas também para as pessoas. “É uma doença transmissível e letal, atingindo o sistema neurológico. Hoje temos o controle da doença, mas ainda não há um tratamento. Então é fundamental que as pessoas que cuidam dos animais se preocuparem com a imunização deles”, afirmou.

A dona de casa Thaiz Fernandes é protetora de uma cachorrinha que encontrou na rua há alguns dias e a levou para ser vacinada. “Sou protetora dos animais e acho que além de acolhê-los, temos cuidar da saúde eles e, consequentemente, da nossa”, disse.

Assim como a dona de casa, o aposentado Valdemir Bezerra levou sua gatinha “Nina” para tomar a vacina. “Acho importante fazer isso. É a primeira vez que será vacinada, mas sempre tomo esse cuidado quando estou criando algum animal”, afirmou.

O animal deverá ser vacinado anualmente, porém aqueles que ainda receberão a primeira dose deverão tomar a segunda dose após 30 dias. “Se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina, mas isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o estabelecimento do animal, ele poderá ser vacinado”, explicou Nilton Guedes, gerente do Cvaz, sobre a contraindicação da vacina.

Dia D – No dia 28 de novembro será realizado o Dia D da Vacinação Antirrábica, encerrando a campanha em João Pessoa. Segundo o gerente do Cvaz, haverá 200 postos de vacinação distribuídos pelos bairros da cidade, além do ponto fixo no próprio Centro de Zoonoses.

Raiva Animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Calendário dos postos itinerantes:

Dia 09/11

USF Veneza V – Jardim Veneza

Igreja Assembleia de Deus – Bairro das Indústrias

Escola Municipal Professora Anayde Beiriz – Cidade Verde

Dia 10/11

Ponto final de ônibus da Ilha do Bispo

Ponto final de ônibus de Mandacaru

Ginásio do Guarani – Roger

Dia 11/11

USF Ipiranga – Valentina Figueiredo

USF Rosa de Fátima – Valentina Figueiredo

USF Paratibe – Paratibe

Dia 12/11

Condomínio Vale das Palmeiras – Cristo Redentor

Associação dos Moradores – Colinas do Sul

USF Qualidade de Vida – Rangel

Dia 13/11

Associação São Rafael – Comunidade São Rafael/ Castelo Branco

Associação dos Moradores – Penha

USF São José Integrada – Manaíra

SECOM-jp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui