Carlos Gláucio é o entrevistado do ‘Câmara 70 anos – Especial’ desta segunda-feira (9)

A TV Câmara de João Pessoa exibe nesta segunda-feira (9), às 19h, pelos canais 39.1 aberto digital e 23 da NET, o programa ‘Câmara 70 anos – Especial’, com o ex-presidente da Casa Carlos Gláucio. A entrevista faz parte de uma série produzida para resgatar a memória do Legislativo Municipal, no ano em que comemora 70 anos de história.

Carlos Gláucio foi vereador da 10ª Legislatura (1989/1992) e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no biênio 1989/1990. Como presidente da Casa, o entrevistado destaca que seu maior desafio foi comandar a elaboração da Lei Orgânica do Município (LOM) à luz da nova Constituição Federal (1988).

“Nós estávamos passando de um sistema que vinha de uma herança bipartidarista para um sistema pluripartidário, e a Constituição de 1988 exigia que as leis orgânicas estaduais e municipais precisavam ser aprovadas por dois terços do plenário”, relembra Carlos Gláucio. “Então, com um ambiente multifacetado por legendas, por representantes variados, foi um desafio para a Mesa Diretora conseguir somar uma maioria de dois terços para a aprovação da Lei Orgânica do Município”, revela.

O ex-presidente explica que o processo de elaboração da LOM também envolveu a realização de sessões abertas à população para ouvir os segmentos da sociedade no tocante a questões como o uso do solo, o código de obras, habitação, acessibilidade, entre outros. “Isso é o exercício da democracia, somar posições divergentes de forma harmônica em projetos que tragam benefícios para a população”, concluiu.

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *