Duas sessões solenes, duas sessões especiais e uma audiência pública serão realizadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta semana, de acordo com a agenda prevista para o período de 28 de setembro a 2 de outubro, divulgada pelo setor de Cerimonial da Casa. O Legislativo Municipal vai celebrar o Dia Mundial do Turismo e homenagear personalidades do setor, além de outorgar a cidadania pessoense à professora Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa e homenagear a Associação Paraibana de Deficientes Físicos (Aspadef) pelos seus 32 anos de fundação. Também haverá prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A audiência pública com a gestora da SMS, Mônica Rocha Rodrigues Alves, será realizada para prestação de contas das ações da pasta no primeiro quadrimestre de 2015. A propositura da Mesa Diretora da Casa diz respeito a uma previsão constitucional e ocorre a partir das 11h, no Plenário Senador Humberto Lucena. As demais sessões da semana acontecem sempre a partir das 15h.

- Publicidade -

O Turismo será tema de duas sessões na Casa Napoleão Laureano. Na segunda-feira (28), será realizada uma sessão solene para outorga da Comenda Jaime Lopes e de um Título de Cidadão Pessoense a personalidades do trade turístico de João Pessoa. A propositura da solenidade é do vereador Lucas de Brito (DEM). Já na quarta-feira (30), o Dia do Turismo será celebrado em uma sessão especial proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS).

Através da Frente Parlamentar de Turismo, o vereador Lucas de Brito vai homenagear com a Comenda Jaime Lopes, Cláudio José da Silva Júnior e Gílson Andrade Lira;  e com o Título de Cidadão Pessoense, Jairo Alexandre de OLiveira, pelos serviços prestados no âmbito do Turismo paraibano e pessoense, trazendo, assim, “desenvolvimento econômico e maior visibilidade à cidade de João Pessoa”, conforme justificou o parlamentar.

Sobre os homenageados

Cláudio José da Silva Júnior nasceu em Timbaúba (PE) e mora em João Pessoa desde 2005. Tem 43 anos, é jornalista, historiador e empresário. Durante seis anos, foi editor das revistas do Shopping Tambiá e da Câmara dos Dirigentes Logistas de João Pessoa (CDL-JP), sendo também, desde 2010, o idealizador e o realizador do Festival do Turismo de João Pessoa, além de editor da Revista Viagem Classe A, que pertence ao mesmo evento.

Gílson Andrade Lira nasceu em 1º de junho de 1973, na cidade de Coremas (PB). É graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Recursos Humanos, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), foi coordenador de Turismo, secretário executivo do Gabinete do Prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico. É “coach” profissional, atuando com líderes e executivos, além de “trainer” internacional em programação neurolinguística (PNL), e também exerce o cargo de Diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira é natural da cidade de São Paulo e reside em João Pessoa há cinco anos. Atua há mais de 20 anos na Indústria Hoteleira, na área comercial. Possui bacharelado em hotelaria e cursos de excelência no atendimento ao cliente. Atualmente é o gerente de vendas regional do Nordeste do Mussulo Resort.

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980, logo após a implementação do seu estatuto. No Brasil, existe outra data comemorativa em alusão ao setor: o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 2 de março.

De acordo com especialistas, o turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia mundial, ele também promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos das diferentes regiões e a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes.

Diretora do CCJ da UFPB recebe homenagem na CMJP

O vereador Bruno Farias (PPS) também é o propositor de uma sessão solene, agendada para a terça-feira (29), às 15h, para outorga do Título de Cidadã Pessoense à diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa, “pelo seu extraordinário valor e pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa”, conforme comentou o parlamentar.

A homenageada possui graduação em História e em Direito pela Universidade Federal Paraíba (UFPB); mestrado em Ciências Jurídicas (UFPB); doutorado em Ciências Jurídico Econômicas (Universidade de Coimbra, Portugal) e pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora associada IV do CCJ da UFPB, Centro no qual exerce atualmente o cargo de diretora, e docente permanente do Programa em Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da instituição (PPGCJ-UFPB).

Câmara da Capital celebra os 32 anos da Aspadef

Encerrando os eventos da semana, acontecerá uma sessão especial na quinta-feira (1º) em comemoração aos 32 anos de fundação da Associação Paraibana de Deficientes Físicos (Aspadef). A celebração foi proposta pelo vereador Edson Cruz (PP), que destacou que a Associação desenvolve um trabalho importante para as pessoas com deficiência na cidade.

A Aspadef é uma instituição não governamental, que atua beneficiando os portadores de deficiência física, através de doações de cadeiras de rodas, cestas básicas e tratamento fisioterápico, todos os dias da semana, pela manhã e à tarde, gratuitamente.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui