Dia Nacional do Bombeiro Militar: corporação comemora avanços na Paraíba

juramento-novos-cadetes_foto-walter-rafael

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) celebrou os recentes avanços conquistados pela corporação, durante solenidade alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, realizada na manhã desta terça-feira (4), no Quartel do Comando Geral, na Capital. Na ocasião, a corporação recebeu simbolicamente as novas viaturas adquiridas pelo governo e que representaram um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

A data também marcou o ingresso dos novos oito cadetes da instituição, que iniciaram recentemente o Curso de Formação de Oficiais (CFO), após um concorrido processo de seleção. “Pretendo fazer o curso com todo meu empenho, aprendendo com os instrutores e assim me formar o melhor bombeiro militar que eu puder para atender a população. É uma honra e um grande momento em minha vida. Estudei muito para estar aqui e meu sonho está sendo realizado”, disse o primeiro colocado na seleção, o agora aluno CFO Ewerton Maciel.

Ele recebeu, junto com os demais aprovados, o espadim Dom Pedro II, a arma símbolo daqueles que são aprendizes de oficial. Durante a solenidade comemorativa, também foram reconhecidos os civis e militares, incluindo aqueles da reserva, que auxiliaram o CBMPB na missão de salvar vidas.

O bombeiro vivo com mais tempo de ingresso na corporação, e que já está há mais de 30 anos ‘aposentado’, esteve presente e recebeu a medalha dos 100 anos da corporação. Em um momento de grande emoção, aplaudido por todos, o cabo Luiz Adauto da Silva recebeu a condecoração. Com a fala que já mostra os sinais dos 91 anos de idade, ele contou que atuava no batalhão de Campina Grande, onde prestou muitos serviços à população local. “Trabalhei 30 anos no bombeiro. Era bom demais”, lembrou.

O secretário executivo de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, participou da entrega das láureas aos agraciados e aproveitou para parabenizar cada bombeiro militar, bem como policiais militares, civis, autoridades e sociedade de forma geral que contribuem para a segurança no Estado. “Fazendo com o que programa Paraíba Unida pela Paz alcance melhores resultados a cada ano”, observou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, assim como o subcomandante geral, coronel Dênis Nery, foi homenageado e reiterou a importância dos bombeiros e dessa data que é celebrada em todo o país.

“Na Paraíba, não poderíamos deixar de dar boas vindas aos cadetes que brevemente reforçarão nosso efetivo, bem como reconhecer os bombeiros de hoje e aqueles que se dedicaram 30 anos à corporação e que estão na reserva ou na reforma”.

Investimentos – No total, 29 veículos serão disponibilizados neste mês de julho pelo Governo para o CBMPB, sendo 20 do tipo  Ka sedan, três caminhonetes do tipo Amarok, três Doblos e três ‘vans’ do tipo Master. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, todas as 11 unidades do CBMPB receberão algumas dessas viaturas, o que aumentará a capacidade de pronto atendimento.

Os do tipo Ka Sedan serão destinados especificamente para o serviço de vistoria e fiscalização, desenvolvido por meio da diretoria e centros técnicos, reforçando a atividade preventiva em todo o Estado. Já as caminhonetes serão empregadas no serviço diário de atendimento de emergências, enquanto as vans auxiliarão no transporte da tropa para fins diversos.

História – No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começou em 1856, quando o Imperador Dom Pedro II (considerado o patrono da corporação) instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte no Rio de Janeiro – o primeiro serviço de extinção de incêndio do país.

Posteriormente, as atividades dos bombeiros militares foram ampliadas, de forma que os Corpos de Bombeiros Militares também realizam hoje serviços de resgate e salvamento de pessoas e animais, atendimento pré-hospitalar, atividades de defesa civil e de prevenção e fiscalização em edificações – dentre outras.

 

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *