O diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Ivo Bucaresky, abrirá o ciclo de palestras que será realizado durante esta semana no III Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agevisa/PB. O evento terá início na segunda-feira (14), no Auditório da Pousada Corais de Carapibus, à Avenida Beira Mar, s/n, na Praia de Carapibus – município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, e segue até sexta-feira (18).

O III Encontro Estadual de Vigilância Sanitária será aberto à 8h de segunda-feira com a confirmação das inscrições, entrega do material aos participantes e café da manhã. Na sequência, após a abertura oficial do evento, haverá a palestra do diretor da Anvisa, que será seguida da palestra “Uma Análise da Gestão em Vigilância Sanitária”, proferida pela diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes.

- Publicidade -

Toda a estrutura do encontro foi montada com a finalidade de permitir que todos os participantes, especialmente os inspetores sanitários e gestores das Vigilâncias Sanitárias municipais de todas as regiões do Estado, possam absorver a maior quantidade possível de informações e novos conhecimentos para aprimorar a prestação dos serviços de promoção e proteção da saúde dos paraibanos em toda a Paraíba, segundo informou o diretor administrativo, financeiro e de integração regional da Agevisa/PB, Irlanilson Fabrício de Almeida.

Confira a programação do evento:

Segunda-feira (14)

Pela manhã, o diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Ivo Bucaresky, fará palestra, a partir das 10h, sobre o tema “Novos Rumos da Vigilância Sanitária no Brasil”. Em seguida, a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, falará sobre o tema: “Uma Análise da Gestão em Vigilância Sanitária”.

No período da tarde haverá duas palestras. A primeira versará sobre os Recursos destinados à Vigilância Sanitária, sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e sobre o Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA-SUS), e será proferida pela assessora do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária de Minas Gerais, Maria Lúcia Silveira Malta de Alencar.

A segunda palestra da tarde desta segunda-feira tratará do tema “Os sistemas de Informação e a Vigilância Sanitária” e será apresentada pelo gerente técnico de Informação, Comunicação e Sistema de Vigilância Sanitária da Agevisa/PB, Fernando Luís Ferreira da Silva Júnior, e por Ana Flávia P. de Carvalho, da Vigilância Sanitária de Minas Gerais.

Terça-feira (15)

A inspetora sanitária da Agevisa/PB, Eleyde Borba de Azevedo Lacerda, abrirá o ciclo de palestras falando do tema “A Busca Ativa como Instrumento das Ações de Visa: Reflexão e Estratégias para Atuação em Serviços Laboratoriais na Paraíba”. Em seguida, a diretora técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa/PB, Djanira Lucena de Araújo, e a inspetora sanitária da Agevisa/PB, Valdenice Gomes de Araújo, falarão sobre “As Ações da Agevisa na RDC nº 49”. Na sequência, Rosilene Mendes, da Anvisa, iniciará sua palestra sobre o tema “RDC 49 e Classificação de Risco”, encerrando sua explanação após o almoço, no início da tarde.

Às 16h30, a secretária executiva da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Caisan/PB), Ana Paula de Souza Almeida, fará palestra sobre “A Importância da Política de Segurança Alimentar e Nutricional para as Vigilâncias Sanitárias”.

Quarta-feira (16)

Os trabalhos serão abertos às 8h30 com uma palestra sobre o tema “Produtos Irregulares: Conceitos, Condutas e Legislações” proferida pelos inspetores sanitários da Agevisa/PB, Gilmara Maria Mendes e James Rocha Fialho. Na sequência, a inspetora sanitária da Agevisa/PB, Maricelli Barbosa de Souza, falará sobre “O olhar da Vigilância Sanitária nos procedimentos de desinfecção e esterilização em Serviços Ambulatoriais e em outros Serviços de Interesse à Saúde”.

No período da tarde, a partir das 14h30, haverá apresentação e exposição das “Experiências Exitosas das Visas Municipais”. Em seguida, às 14h30, a ouvidora-geral do Estado da Paraíba, Tânia Maria de O. Brito, falará sobre “A importância da Ouvidoria na Vigilância Sanitária”.

Quinta-feira (17)

A gerente Executiva da Vigilância em Saúde da SES/PB, Renata Nóbrega, iniciará o ciclo de palestras, às 8h30, falando sobra “A Interface entre a Epidemiologia e a Vigilância Sanitária e a Importância da Qualidade da Água”, abordando também o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor, entre outros, do vírus da zika, que atualmente vem causando uma epidemia de casos de microcefalia em bebês, especialmente no Nordeste. Em seguida, às 9h30, a especialista em Direito Sanitário Lindinalva Helena Barbosa Teixeira, que responde pela Assessoria Jurídica da Vigilância Sanitária do Estado de Alagoas, falará sobre “A competência das Vigilâncias Sanitárias na inspeção de transportes tipo caminhões pipa”. Às 10h45, o inspetor sanitário da Agevisa/PB, Márcio Ducat, falará sobre “A RDC 216 com Foco no Risco Sanitário”.

No período da tarde, a partir das 13h30, a inspetora sanitária da Agevisa/PB, Adriana C. R. Mendes, falará sobre “A Prática da Inspeção nos Consultórios Odontológicos sem Raios –X”. Em seguida, às 14h30, a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB,Helena Teixeira de Lima Barbosa, falará sobre “O controle do tabagismo”.

Às 15h15, o procurador da Agevisa/PB, Ariano Wanderley, e o advogado Herberto Palmeira Júnior abordarão a “Importância do Papel Jurídico na Gestão da Vigilância Sanitária”. Na sequência, às 16h45, a gerente técnica da Agevisa em Guarabira (Regional I), Ana Lúcia Teixeira dos Santos, e a técnica da Gerência Técnica Regional II (Campina Grande), farmacêutica Maria Salete Naro Guimarães falarão sobre “A Caravana Agevisa: Um Êxito em Capacitação”.

Sexta-feira (18)

Na sexta-feira (18), a partir das 8h30, o superintendente de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, Rilke Novato Publio, vai falar sobre “Diretrizes & Novos Desafios para as Vigilâncias Sanitárias”. Na sequência, a partir das 10h, a secretária Executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, abordará “A importância da Vigilância Sanitária na Gestão em Saúde nas Visas municipais”.

Encerrando o ciclo de palestras do III Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, a professora Carolina Albuquerque, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFPB, falará, a partir das 11h15, sobre “Os Projetos da Universidade e a Vigilância Sanitária”.

Às 12h30 será aberto espaço para questionamentos e para a conclusão dos trabalhos.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui