A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) mantém equipes fixas com mais de 100 agentes realizando catação, roçovarrição, pintura de meio fio e coleta da Praia do Bessa até a do Sol.

De acordo com dados do Departamento de Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, os descartáveis são os materiais mais encontrados em toda a extensão da Orla, como garrafas PET, copos, latinhas de alumínio, além de alimentos e coco.

- Publicidade -

Para reforçar o trabalho das equipes, a Emlur dispõe de máquinas de limpeza de praias, que realizam, com mais agilidade a limpeza, peneirando e removendo o lixo. “Nossos dados apontam para aproximadamente 3.800 toneladas de resíduos recolhidos nesse período de baixa estação. Já no período do verão, ocorre o crescimento de 20% nesse total, o que representa 800 toneladas a mais por mês”, explicou o chefe do Departamento de Tratamento e Disposição Final de Resíduos (Detradif), Samyr Sampaio.

Fauna marinha – O descarte irregular de detritos como copos descartáveis, canudos e embalagens plásticas nas praias vai direto para o oceano. De acordo com especialistas, as tartarugas são as maiores vítimas, pois elas não conseguem distinguir o plástico das águas vivas, que são seu alimento.

“Esse impacto pode ser diminuído consideravelmente com a adoção de hábitos por parte dos frequentadores das nossas praias. É preciso conscientizar-se sobre a responsabilidade das pessoas no que se refere ao descarte adequado desses tipos de resíduos”, ressaltou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Serviço – Solicitações, informações e sugestões por meio dos números 0800 083 2425 (ligação gratuita de telefone fixo) ou 3214-7628, 3214-7654 ou 3214-7660. Informações também no site da PMJP (joaopessoa.pb.gov.br) ou redes sociais.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui