Os 25 estudantes selecionados para o Programa Gira Mundo Espanha, juntamente com a equipe coordenadora do programa, foram recepcionados pelo governo da cidade de Cádiz, na Espanha. A equipe foi recebida na prefeitura da cidade por Adrián Martínez de Pinillo, conselheiro de Juventude e Esporte de Cádiz.

O representante do governo espanhol falou sobre a importância do intercâmbio cultural e dos estudos. “A educação é uma das poucas armas eficazes na luta contra o ódio, o racismo e todo tipo de preconceito em qualquer parte do mundo”, destacou o conselheiro, que desejou boas-vindas aos estudantes à cidade de Cádiz: “Que esta oportunidade seja muito proveitosa”. Adrián Martínez de Pinillo explicou à equipe que a cidade de Cádiz está sendo governada por um partido de orientação socialista com ampla participação popular. O conselheiro demonstrou ter pesquisado sobre a Paraíba e convidou o governador Ricardo Coutinho para conhecer Cádiz em qualquer tempo.

- Publicidade -

Os estudantes embarcaram no dia 30 de setembro para a Espanha. Com um investimento da ordem de R$ 3.549.975,00, o programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino.

Ao regressarem, os alunos serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O projeto objetiva motivar alunos e professores da rede pública estadual na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os 25 alunos do 2º ano do Ensino Médio foram escolhidos mediante o resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foi aplicada uma Prova de Proficiência elaborada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada GRE. Todos os alunos que participaram da prova receberam certificados.

see estudantes do gira mundo espanha sao recebidos por representantes do governo espanhol (2)Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio recebem uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira foi entregue antes do embarque, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também recebem seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação é em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

Secom-PB

Para saber mais sobre o programa acesse: paraiba.pb.gov.br/educação/giramundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui