O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) apresentou uma nova denúncia contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) no âmbito das investigações do Operação Calvário. Segundo o MPPB, o socialista teria encomendado a contratação da empresa TRUESAFETY para coletar informações sobre conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e de seus familiares.

A denúncia foi feita também contra o ex-procurador Gilberto Carneiro, a ex-secretária de Administração, Livânia Farias, o ex-secretário de Saúde, Waldson de Souza, o ex-chefe da Cruz Vermelha, Daniel Gomes, o auditor do TCE, Richard Euller e Ricardo Elias, ex-superintendente da Cruz Vermelha.

- Publicidade -

Para o Ministério Público, a contratação da empresa teria sido feita por intermédio de Waldson e com o auxilio de Livânia e de Gilberto Carneiro.

De acordo com o MPPB, a empresa faria dossiês que seriam usados contra os próprios conselheiros para evitar ações de fiscalização da Corte de Contas nos contratos de saúde do Estado, envolvendo a mesma empresa e a Cruz Vermelha do Brasil (CVB), do Rio Grande do Sul (RS).

As investigações apontam que houve um pagamento de R$ 23.000,00 feito por Daniel Gomes, operador da CVB, no dia 28/03/2014, mediante recursos ilícitos desviados do tesouro estadual pela organização criminosa, com autorização do ex-governador e apoio operacional do ex-secretários estaduais denunciados.

O MP investigou, ainda, que Ricardo ainda teria liberado mais dois pagamentos, que somados chegam a R$ 200 mil, decorrente do contrato da gestão entre a CVB e a empresa contratada, em benefício do auditor do TCE-PB, Richard Euller. Conforme o Ministério Público, a disponibilização desses recursos, uma vez autorizado, teria sido operacionalizado por Livânia Farias e por Daniel Gomes.

De acordo com as investigações, Livãnia e Daniel gerenciavam o fluxo financeiro de dinheiro ilícito, por meio de planilhas eletrônicas, inclusive com acerto e prestação de contas periódicas a Ricardo Coutinho. O Ministério Público apurou, ainda, que o dinheiro chegou ao poder de Ricardo Elias que, por sua vez, efetivou o pagamento, com a entrega pessoal a Richard Euller.

Fonte: paraiba.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui