A Fundação Casa de José Américo vai realizar, em parceria com outras instituições, o “II Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória à Ditadura”, na quarta-feira (16), no auditório, pela manhã e tarde.

Os interessados em participar do evento já podem se inscrever no site: even3.com.br/iiseminariodepesquisaedocumentacaoemsitiosdememoria

- Publicidade -

Nesta edição, o seminário discutirá perspectivas da luta pela memória do período ditatorial na Paraíba e a partir de uma parceria com a Rede de Educadores em Museus da Paraíba, abordará questões relacionadas a educação museal no estado. Instituições participantes: Fundação Casa de José Américo, Memorial da Democracia da Paraíba, Memorial das Ligas Camponesas, Museu Casa Margarida Maria Alves, Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB).

A Programação constará de mesas-redondas e exposição. A abertura acontecerá às 8h30, com a 1ª Mesa Redonda: Ações e perspectivas da luta pela Memória e Verdade na Paraíba, com as seguintes temáticas: Memorial da Democracia da Paraíba: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA; Memorial das Ligas Camponesas: Alane Maria Silva de Lima, presidente do MLC; Museu Casa Margarida Maria Alves: Marcelo Félix Lopes, secretário de Cultura e Turismo de Alagoa Grande-PB e Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça: José Calistrato Cardoso Filho, integrante do CPMVJ.

À tarde, às 13h30, acontecerá a 2ª Mesa Redonda: Museus, acervos e práticas educativas, com as temáticas: Projetos Colaborativos: Ana Paula Brito, Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória (RBPSM); Estratégias para a Educação Museal: Sandra Santana, Coordenadora da Rede de Educadores em Museu (REM/PB). Das 16h às 17h30, haverá reunião da Rede de Educadores em Museus da Paraíba: Sandra Santana, Coordenadora da REM/PB.

Exposição – Integrando o evento, haverá a exposição “A Ditadura no Brasil: 1964-1985 – Direito à Memória e à Verdade”, organizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2008, em comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Apoio: CCHLA/UFPB. Local: Sala do Memorial da Democracia da Paraíba – FCJA, 2º andar. Horário: 8h30 às 16h, de 10 a 31 de outubro de 2019, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui