O episódio da mudança de nome da cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930 recontado por quatro mulheres. É o que promete a ação de teatro do projeto Interatos, neste mês, com o espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’. Serão três apresentações nos dias 20 e 21, em diferentes cidades paraibanas. Na sexta-feira (20), às 16h, a performance será apresentada no município de Monteiro. No sábado (21), às 9h, o palco será no município de Prata, No mesmo dia, às 17h, a ação será em Ouro Velho. O acesso é gratuito.

O espetáculo se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa.

- Publicidade -

À trajetória de Anayde, mulher que desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas.

Na montagem, Anayde está nas mulheres em cena e a ancestralidade é colocada em evidência para revelar não apenas um histórico de silenciamento e violência contra a mulher que vem perpassando gerações, mas também para reverenciar a força do sagrado feminino que as conecta e convida a resistir.

Ficha técnica – Idealização e Dramaturgismo: Natália Sá; Concepção: Cely Farias, Kassandra Brandão e Natália Sá; Performance, Dramaturgia e Textos: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá; Direção Musical e Paisagem Sonora: Jinarla; Figurino: Ana Carolina Guedes; Produção Executiva: Gabriela Arruda.

Parcerias e patrocínio – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais.

A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Serviço Interatos Teatro

Espetáculo Interatos teatro – Parahyba Rio Mulher

20 de setembro às 16h no canal da transposição em Monteiro

21 de setembro às 9h na Cras – Clube municipal da Prata

21 de setembro às 17h no Centro Histórico Idelvita Rodrigues em Ouro Velho

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui