O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), assinou nessa quarta-feira (9) o convênio de cooperação com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e parceiros (WorldFund e Instituto Sonho Grande) para a implantação da Escola Cidadã Integral e Escola Técnica Estadual Integral. “A previsão é iniciarmos o modelo de escola integral no próximo ano nas seis escolas técnicas estaduais, além de seis escolas de ensino médio que estamos selecionando em toda a Paraíba, para comporem a rede de Escolas Cidadãs Integrais”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade.

As Escolas Cidadãs Integrais são escolas de ensino médio em período integral que têm como objetivo a formação de indivíduos protagonistas, agentes sociais e produtivos, com conhecimentos, valores e competências dirigidas ao pleno desenvolvimento social e preparo para o exercício da cidadania. Elas possuem conteúdo pedagógico, método didático e administrativo próprios.

- Publicidade -

“Temos duas frentes de educação integral, uma é a Escola Cidadã Integral, voltada ao empreendedorismo e excelência acadêmica com objetivo de colocar 70% dos jovens na universidade. A outra é a Escola Técnica Estadual Integral, que versa a formação de profissionais durante o ensino médio para que esses intervenham no mercado”, ressaltou o coordenador da Comissão Executiva de Educação Integral da SEE, Herbert Gomes.

O presidente do ICE, Marcos Magalhães, enfatizou que o modelo já foi implantado em nove estados. “Partimos de um projeto escolar respondendo quem é o jovem e a criança e quais transformações queremos que eles passem. Esta definição é transformada em currículo, criando um ambiente de aprendizagem que passa pela infraestrutura e pela pedagogia. O coração do nosso modelo é servir a construção do projeto de vida do aluno. Este trabalho requer mudança de cultura e nós estamos aqui para auxiliar nesse processo”, explicou.

Participaram da solenidade, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho; a secretária de Administração de Suprimento e Logística da Educação, Luciane Coutinho; o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Jácome; o vice-presidente da Direção Executiva da Faculdade Maurício de Nassau, Joaldo Diniz; a gerente executiva de Ensino Médio, Aparecida Uchôa; o gerente executivo de Ensino Profissionalizante, Américo Falcone; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba (CEE-PB), Janine Marta Coelho; a Comissão Executiva de Educação Integral da SEE, composta por Vânia Cristina da Silva; Edla Barbosa e Maria dos Prazeres, professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representantes do Fórum de Mulheres de Negócios e Instituto Acuña e os componentes do ICE, da STEM Brasil e do Instituto Sonho Grande.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui