Em outubro, mês em que se comemora o Dia da Pessoa Idosa, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), destaca algumas iniciativas que contribuem para qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais, como determina o Estatuto do Idoso.

Nos últimos anos, foram implantados programas estaduais que beneficiam desde os idosos institucionalizados até aqueles que são independentes. Entre as iniciativas existe o programa estadual para atender quem vive nas Instituições de Longa Permanência para Idoso (Ilpi), como o Projeto Acolher, que visa a melhoria nas instituições na área da assistência, saúde e acessibilidade como forma de oferecer qualidade de vida a estas pessoas que moram nesses locais.

- Publicidade -

O Lar da Providência em João Pessoa, por exemplo, é uma das instituições beneficiadas. O local recebeu uma piscina coberta e aquecida, que conta com um elevador específico para conduzir idosos cadeirantes até a água.

Cidade Madura – Já para aqueles que são independentes, o Governo instituiu o Programa Habitacional Cidade Madura, tornando-se o primeiro estado a ofertar um condomínio fechado com acessibilidade, posto de saúde, praça de esporte, entre outras particularidades específicas para idosos. Existem dois em funcionamento na Paraíba, sendo um em João Pessoa e outro em Campina Grande, cada um com 40 residências. Outro vai ser entregue em Cajazeiras e novos serão construídos.

Grupos da Terceira Idade – Para garantir o direito ao lazer, o Governo do Estado oferece atividades para idosos como palestras, oficinas, aulas de educação física para a terceira idade, entre outras, por meio dos 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) que foram recuperados.

Outro grupo de idosos, destinado aos aposentados e pensionistas da PBPrev, funciona no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejube), localizado no Colinas do Sul, na Capital, com atividades variadas.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), reformou o local e construiu uma piscina coberta, além de uma academia de ginástica no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Castelo Branco. O espaço também oferece diariamente atividades como oficina da memória, artesanato, palestras, coral (música) e outras.

Disque 123 – Como medida de enfrentamento à violência, a Sedh também lançou o Disque 123, tornando-se o primeiro estado a ter um Disque próprio, o que possibilita mais agilidade no encaminhamento para resolver as denúncias sobre qualquer tipo de violação de direitos humanos, da criança ao idoso. O serviço funciona em toda a Paraíba e conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar que acompanha os casos.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui