A Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact) concluiu o reparo de mais 11 barragens que fazem parte da 2ª etapa do Programa de Recuperação de Barragens Públicas, iniciada no atual governo. Nessa fase estão previstas ainda a recuperação de outras 16 barragens.

O engenheiro responsável pelas obras, Francisco Leunam Holanda Lins, lembrou que desde a implantação do programa já foram recuperadas 25 barragens, sendo 14 em sua primeira etapa. “Essas barragens, na sua maioria, foram construídas há mais de 30 anos e nunca passaram por nenhum serviço de manutenção. Todas apresentavam problemas estruturais e algumas sofriam risco de rompimento”, ressaltou o engenheiro.

- Publicidade -

Essa segunda fase está dividida em dois lotes, totalizando 27 mananciais a serem entregues totalmente recuperadas pelo Governo do Estado. O investimento total do Programa já ultrapassa a ordem dos R$ 10 milhões.

Foram concluídas recentemente as obras das seguintes barragens: Condado e Vidéo, em Conceição; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cachoeira dos Cegos, em Catingueira; Jenipapeiro, em Olho D’Agua; Araçagi, em Esperança; Canafístula, em Borborema; Caraibeiras e Várzea Grande, em Picuí; Poleiros, em Barra de Santa Rosa; e Milhã, em Puxinanã.

De acordo com Leunam, as obras nas 16 barragens restantes estão em fase de conclusão. O engenheiro informou ainda que o Governo do Estado já está fazendo levantamentos para projetos de recuperação de outros açudes e avalia a possibilidade de implantar uma terceira etapa do programa e, dessa forma, beneficiar mais paraibanos.

Os alvos são as barragens que apresentam erosões capazes de comprometer a estabilidade das suas estruturas, além daquelas que apresentam sistema de drenagem precário, buracos de formigueiros, sangradouros obstruídos, e que estejam cobertas por vegetação de grande porte.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui