Governo promove seminário sobre Altas Habilidades e Superdotação

Os desafios para identificação, atendimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação na Paraíba serão discutidos durante o I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação, que será realizado no dia 13 de agosto, no auditório da Funad, em João Pessoa.

O evento vai reunir professores, pedagogos, psicólogos, pais e demais profissionais da educação, que irão debater o tema através de estudos da neurociência e do enfoque educativo na escola e na família.

De acordo com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Paraíba (NAAH/S), a Paraíba tem 131 estudantes com superdotação, conforme dados do Censo Escolar 2018. O núcleo atende, atualmente, 48 crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos das cidades João Pessoa, São Mamede, Sapé, Campina Grande, Serra Branca, Cabedelo, Belém e Campo Largo.

“Os números não correspondem à realidade. Há um percentual alto de subnotificação. Discutir o tema com toda a sociedade, principalmente, com os professores é uma maneira de ampliar a identificação e a assistência deste grupo de estudantes. A proposta do seminário é compartilhar conhecimentos específicos sobre os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, público-alvo da educação especial”, disse a assessora de Educação Especial da Funad e responsável pelo NAAH/S, Larissy Araújo.

Durante o evento, serão realizadas palestras: “As Altas Habilidades e a Superdotação a partir da Neurociência”, com a neurologista pediatra Suênia Timóteo, “O enfoque Educativo sobre Altas Habilidades/Superdotação no espaço escolar e familiar”, com a professora doutora Daniella de Souza Barbosa, e “Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Paraíba”, com a equipe do NAAH/S

O I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). As inscrições gratuitas podem ser feitas no endereço: https://doity.com.br/i-seminario-paraibano-altas-habilidades-superdotacao. No momento da inscrição, os candidatos devem preencher todos os campos, e escolher a oficina temática que tem interesse em participar. As vagas para as oficinas são limitadas.

Secom-PB

PROGRAMACAO.png

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *