Um relatório do Ministério da Defesa – Exército Brasileiro – apontou João Pessoa como o município paraibano que teve o melhor desempenho na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti realizada sábado passado em todo o território brasileiro. De acordo com os dados divulgados, a Capital da Paraíba conseguiu com a campanha mobilizar 22.738 pessoas, que podem desempenhar o papel de agentes multiplicadores em suas casas, comunidades ou até mesmo bairro.

Os dados desse relatório foram apresentados a equipe da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) nesta segunda-feira (15), que avaliou como bastante positiva a ação. A reunião contou com a participação de representantes da Defesa Civil municipal e do Exército Brasileiro.

- Publicidade -

Sílvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da SMS, ressaltou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil no combate ao mosquito. “Ter o reconhecimento por parte do Exército dos serviços realizados, não apenas durante a campanha, valoriza ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos agentes de saúde nos últimos três anos, tendo, inclusive, a população como parceira. É esse trabalho que contribui para que o índice de infestação pelo Aedes tenha sido baixo em João Pessoa. Porém, é importante que a população continue alerta e nos ajude no combate ao mosquito”, afirmou.

Sábado foi o Dia D da ação. Mas, diariamente, os agentes de saúde e ambientais realizam visitas domiciliares no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. As ações são educativas junto à comunidade e também na busca e eliminação de focos. Algumas dessas atividades têm o apoio do Exército Brasileiro.

Denúncias e informações – Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718. Se preferir, o cidadão pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde pelo número 160.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.  Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui