Mais de 100 jovens receberam nesta terça-feira (2), o certificado de participação no curso de informática voltado para o mercado de trabalho, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O projeto “Jovens Pró-Conectados” foi oferecido em 11 Estações Digitais. A solenidade aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), no bairro Torre.

“A iniciativa é de uma grandcertificados-projovem-300x218eza imensurável, pois o ProJovem está indo além das suas responsabilidades, que é garantir o retorno desses jovens ao ensino. Existe o empenho de todos para capacitar esses alunos e proporcionar uma oportunidade de enfrentar o mercado de trabalho com um preparo a mais. A prefeitura tem feito educação para a família. Muitos dos estudantes do programa tem filhos na rede municipal de ensino”, destacou a secretária de educação, Edilma Ferreira.

- Publicidade -

O coordenador geral do ProJovem Urbano, Júlio Pessoa, ressaltou que o curso é uma ferramenta de inclusão social através da qualificação digital e profissional. “Parabenizo a todos pela dedicação, pois foi um curso intenso, mas que agora esses estudantes podem colher os frutos que estão por vir. Eles já estão cadastrados no Sine municipal e muitas empresas entraram em contato conosco ainda durante o curso”, disse.

Para o estudante Alan Kelson, com a conclusão do curso se abre uma janela de oportunidades. “Aprendi muito com o projeto e confio que agora será mais fácil conseguir um emprego. Hoje a informática é exigida em todas as entrevistas e muitas vezes não ter o conhecimento me deixou fora de algumas vagas, agora será diferente. Agradeço primeiramente a Deus, pelo aprendizado, e em segundo lugar, a prefeitura pela oportunidade”, disse.

O secretário adjunto da Secitec, Solon Diniz, disse que este ano a prefeitura irá criar mais 10 estações digitais. “Atualmente temos 30 estações, mas pretendemos ampliar para atender mais pessoas. No ano passado, mais de 3 mil jovens receberam curso de capacitação de informática. Isso significa que essas pessoas foram em busca dos seus sonhos e a vida é para quem tem coragem para mudar sua realidade”, ressaltou.

O projeto é uma ação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), realizado através da Sedec e da Secitec com o objetivo de capacitar os jovens através das demandas digitais do mercado de trabalho. O curso ocorreu de 11 a 29 de janeiro, nas 11 Estações Digitais, com carga horária de 30h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui