Dezoito alunos do mestrado em ‘Economia do Setor Público’ receberam, na manhã desta sexta-feira (27), seus certificados de conclusão do curso implantado pioneiramente na Paraíba, há dois, graças a parceria firmada entre o Tribunal de Contas da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba.

Inspirado em iniciativa da UNB, o curso tem professores com doutorado em universidades de renome internacional e é um dos poucos no Brasil a focar a ‘Economia do Setor Público’.

- Publicidade -

A entrega dos certificados aconteceu logo após a abertura, pelo presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, do seminário “Passado, presente e futuro: uma discussão sobre o sistema Tribunais de Contas”, realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna para marcar o Dia do Auditor de Controle Externo.

Ele frisou, na ocasião, que “o TCE paraibano tem parcerias eficientes e que geram resultados comprovados, como os alcançados com este fantástico curso de mestrado”.  E exemplificou, a propósito, como fruto da iniciativa das duas instituições, o painel Sagres Combustíveis, desenvolvido pelo auditor de contas Rafael Morais de Lima, à época um dos mestrandos.

“Uma parceria que significa um avanço importante do Tribunal e uma conquista da sociedade. Um investimento direto na formação de quadros técnicos administrativos capazes de contribuir com o planejamento das políticas públicas e para a boa aplicação dos recursos dos cidadãos”, observou o conselheiro Fernando Catão, que à época participou diretamente da firmação do convênio.

A coordenação do mestrado está a cargo de Maria da Conceição Sampaio de Sousa, professora titular da Universidade Federal de Paraíba, aposentada da Universidade de Brasília, com ampla experiência em economia do setor publico e atuação focada, principalmente, na área de eficiência dos gastos públicos.

“Com o mestrado, conseguimos trazer o que de melhor vem se fazendo em termos de análise do setor, os métodos modernos de gestão pública, as novas formas de mensuração e avaliação dos gastos”, observou a coordenadora do curso.

Ela recebeu, na ocasião, das mãos do conselheiro Fernando Catão, um certificado em reconhecimento por sua dedicação e trabalho na coordenação do mestrado.

Ao final, o auditor Alcimar Alves Fraga agradeceu, em nome dos formandos, pelo empenho dos professores e o apoio dispensado pelo Tribunal a todos os participantes do curso – 21 no total.

Custeado pelo Fundo de Fiscalização Orçamentária  Financeira Municipal, que é formado pelas multas que o TCE arrecada, e com duração de dois anos, o mestrado teve início em 7 de abril de 2015, na gestão do conselheiro Arthur Cunha Lima à frente da Corte. A aula magna de abertura foi proferida pelo ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega.

Os primeiros mestres formados em economia do setor público, na Paraíba, são:

 

Alcimar Alves Fraga

Cibele Maria Botto Falcão

Emmanuel Teixeira Burity

Erivalter Fernandes Miguel

Isabela Assis Guedes

Itamar Pordeus Fernandes de Menezes

Júlio Uchoa Cavalcanti Neto

Karlos Alfredo de Carvalho Farias

Karoly de Tatrai Hiluey Agra

Lúcia Patrício de Souza

Luiz Henrique dos Santos Fernandes

Nathalia Oliveira Marques

Rafael Morais de Lima

Rodrigo Pereira de Oliveira

Severino Augusto Barros Sousa

Ticiani de Sá Falconi de Carvalho

Weverton Lisboa de Sena

Wilene Chacon de Franca Holanda

 

 

 

ASCOM- TCE-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui