Prestar assistência a pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais é a especialidade dos 484 cuidadores familiares formados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Após a conclusão do curso de formação das turmas treinadas nos distritos sanitários II, III, IV e V, os 90 concluintes do Distrito Sanitário I receberam seus certificados como cuidadores familiares em solenidade realizada nesta quarta-feira (2) no Paço Municipal.

Projeto pionefoto.Ivomar-Gomes-Pereira-57-300x218iro no país e desenvolvido pela PMJP, o curso Cuidadores Familiares chamou a atenção do Ministério da Saúde e deverá se transformar num modelo a ser implantado em outras cidades brasileiras. O projeto consiste, basicamente, em qualificar pessoas para cuidar de pacientes que precisam de cuidados especiais em casa.

- Publicidade -

Para a secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, a formação das primeiras turmas do curso é um momento marcante para a história do município, por se tratar de um projeto inovador. “É algo que ainda não tinha sido realizado no Brasil e tenho certeza que os participantes hoje tem uma bagagem profissional diferenciada e podem ser melhores cuidadores que antes, pois vivenciaram a arte de cuidar e enfrentaram desafios quando adentraram nas famílias para dar assistência a quem precisava”, afirmou.

Os cuidadores familiares passaram por um processo de formação profissional que inclui uma capacitação com aulas presenciais e 10 meses de experiência. Neste período, os participantes aprenderam, entre outras, tarefas como administração de medicamentos e acompanhamento em consultas e exames.

“Eles iniciaram no curso com muita vontade de aprender e saem com um conhecimento enorme. Vários deles já eram cuidadores dentro de suas próprias casas, mas agora são cuidadores qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, disse Bárbara Zagel, tutora da turma do Distrito Sanitário I.

Rosinete Trindade é uma das concluintes do curso e vai aproveitar a experiência para cuidar de sua própria mãe, que tem 91 anos. “Fui pega de surpresa com o curso, porque pude aprender muito mais do que eu imaginava. Agora eu tenho técnicas e posso dar um apoio muito maior à minha mãe”, disse.

Durante o encerramento de cada turma, aconteceu a apresentação de projetos terapêuticos desenvolvidos pelos participantes no decorrer do curso. Um dos trabalhos apresentados foi o da cuidadora familiar Ana Lúcia Pereira, que acompanhou uma paciente de 30 anos com paralisia cerebral.

“Quando eu cheguei na casa dessa paciente pude perceber o quanto esse trabalho é importante. A mãe já estava desmotivada, pois ficou restrita a cuidar da filha, que já não tem movimentos próprios para as atividades diárias devido a uma queda que sofreu. Ao ver esse projeto, a mãe da paciente me falou que ainda há uma esperança e isso me tocou muito”, recorda a cuidadora.

O curso – O projeto foi desenvolvido em parceria com a Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc), uma entidade sem fins lucrativos, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O curso teve início em 26 de novembro de 2014 e, além da elaboração do projeto terapêutico, contou com outras duas etapas. Na primeira, os alunos participaram de aulas presenciais, onde foi ensinado técnicas para o atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais.

Na segunda etapa, os participantes colocaram em prática o conteúdo adquirido em sala de aula e, com acompanhamento dos tutores, cuidaram de usuários que necessitam de cuidados especiais na vida cotidiana, nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

Para o curso foram selecionadas 600 pessoas que receberam uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiveram acompanhando as aulas. Eles atenderam pessoas com deficiências, crianças e idosos, entre outros que necessitam de cuidados especiais para realizar as atividades diárias.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui