Depois de entregar a Praça da Juventude para o moradores do Bairro das Indústrias, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apresentou, na noite desta terça-feira (25), um calendário de atividades esportivas, culturais e de promoção a saúde para a população usufruir do novo equipamento. Dezessete modalidades serão desenvolvidas, através da parceria entre a comunidade com várias secretarias da gestão municipal.

As inscrições para participar serão gratuitas e começam a partir da próxima semana na própria praça. “Se a proposta inicial da praça é servir como um espaço de lazer e convivência para a população do bairro, com o desenvolvimento das atividades, a ideia é manter os equipamentos em funcionamento, ofertando serviços de qualidade”, destacou a coordenadora de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Marília França. “Essa é a política de juventude que vem sendo abraçada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que visa diminuir a vulnerabilidade social entre os nossos jovens. Importante destacar que são várias secretarias realizando esse trabalho dentro do bairro, para que a nossa juventude tenha mais acesso ao esporte, cultura saúde e educação”, completou.

- Publicidade -

Uma das atividades que serão desenvolvidas na Praça da Juventude atende a um pedido especial de uma moradora do bairro. Após testemunhar a transformação que o xadrez provocou na vida do filho de 17 anos, a dona de casa, Emilene Silva, 33, acredita que esse esporte pode ajudar mais jovens se afastar de situações de riscos.

sejer_praçadajuventude_foto_dayseeuzebio (8)“Quando ele era mais jovem nós vivíamos em uma comunidade onde a violência é muito grande. Era uma aflição pra mim vê-lo acompanhado de más companhias. Mas desde quando começou a praticar o xadrez ele se afastou desse perigo, e hoje é um campeão no esporte e um excelente filho dentro de casa. Fico feliz de terem aceitado minha sugestão”, afirmou Emilene Silva.

Enquanto as atividades não são colocadas em prática oficialmente, a população já utiliza os espaços da Praça da Juventude fazendo diversos esportes. Um deles é Slackline – onde o praticante executa manobras se equilibrando sob uma corda. “Quando chego da universidade corro logo para encontrar os amigos na praça e fazer o Slackline”, disse o estudante Cris Ostenes Araújo, de 21 anos. “Em poucos dias já percebo a mudança de hábitos na garotada daqui, que agora tem mais opções de lazer”, concluiu.

O calendário de atividades da Praça da Juventude envolve a participação das secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec), Saúde (SMS), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Guarda Civil Municipal (Sesmub). Um Comitê Gestor formado por moradores do bairro ficará responsável por auxiliar na execução das atividades.

Confira todas as modalidades:

– Esporte Radical (Escolinha de Skate, além da prática de patins e Slackline);

– Basquete (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Futsal (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Vôlei de Dupla (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Futevôlei (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Vôlei de Quadra (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Handebol (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);

– Futebol de Campo (Escolinhas da comunidade e aberto para equipes amadoras);

– Futebol de Sete (Escolinhas da comunidade e aberta para equipes amadoras);

– Taekwondo (Escolinhas da Comunidade);

– Kickboxing e Muay Thai (Escolinhas da comunidade);

– Capoeira (Escolinhas da comunidade e escolas do município);

– Projeto Vida Saudável (Aberto a população nos turnos da manhã e tarde);

– Extensão do Projeto das Aacadêmias da Saúde (Aberto ao público para ginastica, alongamento e pilates);

– Espiribol (Recreativa – aberta para a comunidade);

– Travinha (Recreativa – aberta para a comunidade);

– Xadrez (Aberta para a comunidade e escolas do município).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui