Cidade que cuida. É essa a marca do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. E uma cidade que cuida passa, principalmente, por ações de zeladoria e manutenção das nossas ruas e dos equipamentos públicos. É por isso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou, na noite desta quinta-feira (14), uma ação de limpeza e zeladoria no Centro Histórico, que será totalmente revitalizado. O trabalho, realizado de forma conjunta por diversas secretarias da Prefeitura, tem o apoio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Prefeito e secretários começam a executar plano para revitalizar o Centro Histórico

A iniciativa, que começou na noite desta quinta (14) e segue nos próximos dias, contou com serviços de limpeza das ruas e calçadas, capinação, varrição, pintura de meio fio, manutenção de galerias pluviais, iluminação pública, tapa-buraco, além da zeladoria de prédios históricos. Neste primeiro dia, foi feita toda a área do Largo da igreja de São Frei Pedro Gonçalves, Praça Antenor Navarro, Avenida Guedes Pereira e Rua Maciel Pinheiro.

- Publicidade -

 

Praça Antenor Navarro foi um dos primeiros locais a receber os serviços nesta quinta (14)

“Desde o início, o prefeito Cícero Lucena nos pediu um olhar diferenciado para o nosso Centro Histórico, em que alguns locais se encontram em um verdadeiro estado de abandono. Começamos com a limpeza das ruas e calçadas, mas nosso planejamento também será o estímulo à pintura dos prédios e retomada das construções”, disse a coordenadora do Patrimônio Histórico e Cultural de João Pessoa, Daniella Bandeira.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, adiantou as equipes de paisagismo da Sedurb farão um novo projeto para essa região da cidade. “Este foi o primeiro passo que estamos dando para uma ação muito maior, que é devolver o Centro Histórico à população de João Pessoa. O intuito é colocar a nossa Capital novamente nos trilhos no que se refere à zeladoria da cidade”, declarou.

Limpeza – Aproximadamente 30 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana participaram da ação desta quinta-feira. Além disso, foram usadas duas varredeiras mecanizadas, três carros-pipa e um caminhão tanque. “Estamos começando com essa ação que envolve a limpeza das ruas e calçadas, além de varrição, capinação e pintura do meio fio, que será feita durante toda esta sexta-feira. Mas é importante frisar que essas atividades serão permanentes e outras estão por vir já nos próximos dias”, garantiu o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

Já o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, destacou as ações que serão feitas. “Nós vamos fazer uma manutenção preventiva em todas as galerias pluviais e também vamos trazer as equipes da operação tapa-buraco, para fazer a manutenção do asfalto. Vamos fazer também a revisão de toda iluminação pública para substituição das lâmpadas queimadas. Além disso, contamos com a parceria da Cagepa, que está com equipes de prontidão para reabastecer nossos carros-pipa”, afirmou.

 

Secretaria envolvidas – A ação tem a participação da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural (Copac), além das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Fundação Cultural (Funjope) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Conta também com o apoio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui