Diante do cenário de seca, o Governo busca criar uma cultura de estoque e de convivência com a estiagem. Nessa quinta-feira (1), o Governo do Estado entregou, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos (Seirmacht), mais 129 caixas d’água pelo Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem – Programa Viva Água, a maior remessa de reservatórios entregues pela ação. Ao total, serão entregues 500 caixas este ano.

A solenidade foi realizada na Gerência Regional de Campina Grande e contou com a presença de prefeitos e diretores da companhia. Desta vez, foram 24 beneficiários: 22 prefeituras do Agreste, Brejo e do Sertão, incluindo o Hospital Regional de Sousa e o Centro de Reabilitação do Adolescente (CEA), também localizado em Sousa.

- Publicidade -

Cada reservatório possui 10 mil litros e é dotado de duas torneiras. “Queremos acabar com as filas quando o carro-pipa chega à cidade, dando mais dignidade à população que já sofre tanto com a seca. Hoje vivemos a maior crise hídrica que esse País já viu e, por isso, situações que antes não eram pensadas, hoje são a ordem do dia, como projetos de reuso, economia de água e alternativas para reutilização dos bens naturais. Nada pode ser desperdiçado. Nesse momento crítico, temos que somar esforços para amenizar o sofrimento advindo com a seca, já que a solução só chegará de fato com a chuva”, ressaltou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

O prefeito da cidade de Assunção, Rafael Oliveira, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Temos que agradecer ao Governo por focar as ações em amenizar os efeitos da estiagem, tendo em vista que esse é um problema que não depende da viabilidade administrativa para ser sanado. Estão tomando medidas muito sensíveis que vão refletir muito nos municípios. Cada caixa de água dessa custa mais de R$ 5 mil. Se eu fosse comprar cinco, custariam R$ 25 mil, uma quantia alta para o orçamento do meu município, por exemplo. Esse benefício chega em boa hora”, destacou.

Secom-Pb

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui