Chegou a João Pessoa um dos mais importantes projetos sociais que aliam o ensino musical à educação formal, abrindo horizonte para a possibilidade de transformação de vidas. Inspirado no consagrado modelo venezuelano El Sistema, que já formou mais de 300 mil instrumentistas ao redor do mundo, o Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) monta o seu primeiro núcleo em João Pessoa (o décimo no Brasil), no Alto do Mateus.

O lançamento será na próxima quinta-feira (27), às 15h, no Centro de Formação Diácono João Batista (na Rua Padre João Félix), onde mais de 80 crianças e adolescentes estão aprendendo instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), num sistema de jornada complementar à escolar.

- Publicidade -

Além das aulas, realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os jovens músicos assistem a aulas de reforço de português e matemática e recebem lanches e cestas básicas mensais, tudo patrocinado pela Petrobras e condicionado à frequência mínima de 90% das aulas. O ASMB é um projeto homologado pela Organização das Nações Unidas, por meio da Unicef.

“O que esses meninos estão aprendendo aqui é uma lição para toda a vida. Mesmo que não persistam na música, ter lidado com a arte numa idade tão tenra expande o conhecimento, a capacidade de concentração e a sensibilidade para as demais áreas da cultura. No momento, eles estão em contato com uma das capacidades artísticas humanas mais seletivas, que é saber tocar um instrumento. Em curto prazo, isso vai se reverter em ganhos no aprendizado escolar – com melhor desempenho em Matemática, Química e Física, por exemplo”, enumera Samuel Espinoza, coordenador técnico do programa.

Aprendizado sem demora – Com o regime intensivo de aulas, o manuseio do arco e o posicionamento dos dedos no instrumento, processo que geralmente leva meses para ser aprendido num curso de música tradicional, os jovens instrumentistas conquistaram em menos de um.

De tão dinâmica, esta metodologia fez com que os meninos já formassem uma orquestra. “Já venho de uma experiência como trompetista da banda marcial da minha escola e agora estou adorando aprender contrabaixo. Quem sabe, daqui para a frente, invisto na carreira musical?”, espera Elisson Tales, 13 anos. “O som dos instrumentos de corda, e os valores educativos que vem junto com essa experiência, foi o que mais me atraiu”, pontua Agenor Pereira, 12 anos, aluno de violino. “Ninguém esperaria que um projeto como esse, com excelentes professores, viesse para o nosso bairro. Um orgulho!”, endossa José Candido, 11 anos, aluno de violoncelo.OrquestraMunicipal_AltodoMateus_foto_corneliolima (15)

O foco da ASMB é implantar futuramente mais núcleos de ensino em música pela cidade, com a construção de centros localizados nas áreas mais carentes. “É um projeto fundamental para a formação cidadã e estímulo à autoestima desses jovens, na medida em que lhes apresenta a música numa idade ideal ao aprendizado”, exalta o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

A entidade coordena atualmente nove outros núcleos no Sudeste e Norte: cinco só na capital carioca (nos morros do Chapéu Mangueira, Dona Marta, Complexo do Alemão, Macacos e Cidade de Deus, englobando 19 comunidades pacificadas), mais Petrópolis e Piraí (RJ), e Ji-Paraná (RO). “Considero uma grande conquista para o Ação Social pela Música do Brasil ter vindo para a Paraíba. Durante 20 anos, o projeto quis estender as suas raízes para o Nordeste; agora com o sonho realizado, estamos determinados a melhorar a vida desses jovens, cujo talento pode se materializar no futuro com uma profissão digna”, reconhece Fiorella Solares, que comanda a ONG nacionalmente e vem a João Pessoa para o lançamento.

“Esperamos que a parceria entre o Ação Social pela Música do Brasil e a Prefeitura de João Pessoa represente um passo em direção à formação cidadã de todos esses jovens, que os dê perspectivas de futuro e que eles se tornem multiplicadores da arte por onde passem”, destaca o prefeito.

Site – Todo o passo a passo do projeto, com fotos, vídeos e a proposta da ASMB podem ser conhecidos pelo site www.acaosocialjp.com.br. Para mais informações, o telefone da Funjope é o 3214-3005.

História – A Ação Social pela Música do Brasil nasceu há 21 anos, fruto da ideia do maestro David Machado, que morreu precocemente aos 57 anos. Em 1994, inspirado no programa de formação musical venezuelano El Sistema, Machado havia fundado a ONG Ação Social pela Música, com a proposta de democratizar a música erudita no Rio de Janeiro. Um embrião dele havia sido lançado na cidade de Campos. Desde a sua morte, em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca, o projeto tem sido tocado pela viúva, a violoncelista Fiorella Solares, ex-integrante do corpo de músicos do Teatro Municipal do Rio.

A ONG transformou-se rapidamente no maior projeto social de música clássica da cidade do Rio, levando educação pela música a quase mil crianças e adolescentes, a maioria de comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Além de atender 19 favelas, por meio de quatro núcleos (Cidade de Deus, Morro dos Macacos, Complexo do Alemão e Dona Marta), o projeto tem um braço em Petrópolis, um em Piraí e outro em Rondônia, na cidade de Ji-Paraná.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui