A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas Para Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou palestras para mais de 3 mil alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, sobre a Lei Maria da Penha. O projeto ‘Maria da Penha vai às escolas’ teve início em 2018. Entre outras ações, objetiva pontuar questões importantes na edificação de uma João Pessoa livre da violência contra as mulheres.

O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Educação Inclusiva, da Sedec. A coordenadora Ana Paula Brito Nunes destaca o desempenho dos trabalhos realizados nas escolas durante em 2019. “Conseguimos avançar e duplicar o número de alunas e alunos sensibilizados e informados acerca da temática do enfrentamento à violência, através do Projeto Maria da Penha nas Escolas, em relação ao ano passado”, destaca Ana Paula.

- Publicidade -

O projeto conta com uma equipe capacitada que visita as escolas durante todo o ano letivo. “Nosso público alvo foram adolescentes cursando o 8º e 9º anos. Dialogamos diretamente com 3.136 garotas e garotos”, informou a coordenadora.

Em João Pessoa, o ensino das noções básicas da Lei Maria da Penha é assegurado pela Lei 13.566/18, que permite um diálogo com toda comunidade escolar, profissionais, professores e estudantes nas escolas.

A temática foi discutida com 374 profissionais de educação (professores, especialistas e direção). “Em relação a atividades extras (palestras para a comunidade em geral), o nosso público foi de 150 pessoas no ano”, lembra a coordenadora.

A Secretária das Mulheres, Adriana Urquiza, aponta a grande importância do debate da Lei Maria da Penha no ambiente escolar. “É promover cidadania e dignidade na construção de uma sociedade sem violência e com  necessária igualdade entre meninas e meninos, homens e mulheres”, destaca a secretária

Ela considera que o Projeto Maria da Penha vem realizado um excelente trabalho nas escolas de João Pessoa junto aos adolescentes da rede municipal de ensino. O trabalho nas escolas encerrou no mês de dezembro e retorna em fevereiro de 2020.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui