Secretária Executiva da Educação participa de missão francesa sobre avaliação da educação

secretaria-executiva-participa-de-missao-francesa-sobre-avaliacao-da-educacao-1-270x191

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, foi convidada para uma missão na França, onde visitou escolas na cidade de Paris e trocou experiências com profissionais daquele país, a convite do Ministério da Educação francês. A secretária participou do painel de especialistas sobre o monitoramento e gestão educacional das aplicações de testes digitais e as devolutivas de resultados nas escolas.

A missão francesa está sendo realizada em parceria com o Ministério da Educação e com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). De acordo com informações da secretária, foram convidados para a missão alguns Estados brasileiros que desenvolvem trabalhos consolidados de avaliação de desempenho da educação em larga escala.

“O objetivo desta parceria é estabelecer uma conexão com o Ministério da Educação da França e discutir como tem se desenvolvido essa prática de avaliação e como ampliá-la, colocando a possibilidade de incluir nessa avaliação em larga escala as ações de avaliação do desempenho da oralidade dos alunos”, explicou Roziane Marinho.

Cada Estado convidado levou sua experiência de avaliação. “Esta foi uma oportunidade de falarmos do SOMA, nosso sistema de avaliação que foi reformulado”, contou a secretária, destacando a oportunidade positiva da troca de experiência. A equipe que integrou a missão conheceu escolas e o sistema de ensino e de avaliação francês, considerado referência mundial em avaliação em larga escala. “Esta experiência está sendo muito rica, pela aprendizagem adquirida, pelas reuniões interessantes e pelas visitas às escolas”, finalizou a secretária Roziane Marinho.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *